Olhar a morte de frente não significa deslizar inutilmente para a depressão: pelo contrário, é o primeiro passo para fazer cada momento da nossa vida ser mais brilhante que o Sol. Esta é a visão positiva da morte que a filosofia budista apresenta desde há 2600 anos.
As nossas vidas são uma busca constante de felicidade; no entanto, vemo-nos numa corrida cega rumo ao lugar que mais detestamos e tememos: a morte. Não há contradição maior.
Aqueles que vivem por viver, sem um propósito claro na vida, na realidade têm a morte como seu objetivo final.
No livro “Porque Vivemos” (de Kentetsu Takamori, publicado pela Penguin Random House) há uma reflexão muito realista sobre o assunto.
«Sem dúvida obter um diploma, fazer um curso e gozar de boa saúde podem ser importantes para uma vida mais rica. Entendo isso, entendo mesmo, mas não consigo deixar de pensar: essas pessoas não ouvem no fundo da alma o sussurro que diz «Vais morrer. Um dia destes, vais morrer»? […] Tenho de pagar a escola dos miúdos, tenho de ganhar um salário decente, quero jogar golfe, ou sair para beber, ou fazer uma viagem de vez em quando, para preservar a minha autoestima. Receio que continuarei a usar desculpas como estas para deixar de pensar no propósito da vida até ao dia da minha morte.»
Neste quarto Ciclo de Palestras de Budismo (evento presencial), o professor Mauro M. Nakamura explicará sobre este assunto profundo, comum e relevante a todas as pessoas, de todas as épocas e países.
PALESTRANTE: Mauro M. Nakamura
Neto de japoneses que emigraram ao Brasil,Mauro M. Nakamuraé professor de filosofia budista e cultura japonesa, autor do livro “CAUSA E CONSEQUENCIA — Filosofia budista para o dia a dia”, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN — Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano. É diretor internacional da Ichimannendo Publishing — Japan.
Obteve a licenciatura em Engenharia de Produção (1996) e mestrado em Gestão de Pequenas Empresas (2000), pela Universidade de São Paulo. Em 2009, formou-se como professor de filosofia budista pelo Instituto Kenshin Gakuin, no Japão.
DATA E HORÁRIO
23 de Julho de 2022 (sábado)
16h00 às 17h30
LOCAL
Edifício LACS
Rua Febo Moniz, 27B
(próximo à estação de metro Anjos – Linha Verde)
LISBOA
COMO FAZER A INSCRIÇÃO
Se já possui o livro-texto “PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista” (de Kentetsu Takamori, Penguim Random House), poderá fazer a inscrição e participar com um donativo no valor de 10€.
Se deseja adquirir o livro-texto “PORQUE VIVEMOS”, poderá fazer a inscrição com um donativo no valor de 20€ e receber o livro no dia e local da palestra. Leia as páginas iniciais do livro em: https://www.itiman.eu/porque-vivemos-kentestu-takamori-edicao-portuguesa-compacta/
O donativo de participação pode ser feito por MBWay (+351 91 219 1900) ou transferência bancária (IBAN PT50 0023 0000 4553 5874 1959 4).
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CICLO DE PALESTRAS
E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
WhatsApp: +351 91 219 1900 (Mauro M. Nakamura)
Site: https://www.itiman.eu