Blog

  • Home
IMG_0203

Isabel Couto é formadora, Mestre em Gestão de Empresas na especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial. Tem vindo a fazer um longo percurso de desenvolvimento pessoal nas mais diversas áreas e foi uma das revisoras da versão de brasileira para a adaptação à versão portuguesa do livro Porque Vivemos, do professor Kentetsu Takamori, na preparação da entrega do livro à Editora Nascente – 20|20 Editora.

Nesta entrevista, procuramos descobrir o que a cativou neste livro.

Como foi esta experiência de rever um livro com um tema tão importante?

Colaborar neste projeto foi um grande desafio pessoal e uma experiência bastante enriquecedora a todos os níveis. Este livro deu-me a possibilidade de aprofundar um pouco mais, o meu conhecimento da filosofia budista. 

Partilha connosco um dos ensinamentos que mais te tocou neste livro, para a tua vida?

Uma verdade universal que perpassa toda a doutrina budista. Boas acções produzem bons resultados (felicidade); por oposição, más acções acarretam maus resultados (infelicidade, desastre). A lei da causalidade, também conhecida como “lei do carma”, preceitua que tudo o que nos acontece, de bom e de ruim, igualmente, é determinado pelas nossas acções.  

O que achaste do capítulo “Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?…..”

É o espelho da sociedade que se tornou hedonista. Uma chamada de atenção para tomarmos consciência do nosso verdadeiro propósito de vida e para vivermos a vida em plenitude.  Quando o propósito da vida se torna evidente, todas as atividades – estudar, trabalhar, cuidar da saúde – adquirem significado, e a vida se enche-se de alegria e satisfação.

Tiveste também oportunidade de ver o filme de animação “Porque Vivemos”, o que achaste?

O filme de animação “Porque vivemos” aborda o budismo no Japão há mais de 500 anos e as questões internas de um camponês, que era revoltado e não valorizava a família. A vida encarrega-se de lhe ensinar qual o seu verdadeiro propósito com o Mestre Rennyo. As várias histórias e personagens são cativantes e promovem a reflexão sobre os temas como valorizar a família, desapego, felicidade, missão de vida, altruísmo, entre outros. Um conteúdo profundo abordado de forma leve e delicada.

Que conselho queres deixar aos nossos leitores sobre este tema de Porque Vivemos?

Um excelente livro, de fácil leitura, que poderá dar algumas respostas a quem procura o verdadeiro sentido da vida.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *