Isabel Couto é formadora, Mestre em Gestão de Empresas na especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial. Tem vindo a fazer um longo percurso de desenvolvimento pessoal nas mais diversas áreas e foi uma das revisoras da versão de brasileira para a adaptação à versão portuguesa do livro Porque Vivemos, do professor Kentetsu Takamori, na preparação da entrega do livro à Editora Nascente – 20|20 Editora.
Nesta entrevista, procuramos descobrir o que a cativou neste livro.
Como foi esta experiência de rever um livro com um tema tão importante?
Colaborar neste projeto foi um grande desafio pessoal e uma experiência bastante enriquecedora a todos os níveis. Este livro deu-me a possibilidade de aprofundar um pouco mais, o meu conhecimento da filosofia budista.
Partilha connosco um dos ensinamentos que mais te tocou neste livro, para a tua vida?
Uma verdade universal que perpassa toda a doutrina budista. Boas acções produzem bons resultados (felicidade); por oposição, más acções acarretam maus resultados (infelicidade, desastre). A lei da causalidade, também conhecida como “lei do carma”, preceitua que tudo o que nos acontece, de bom e de ruim, igualmente, é determinado pelas nossas acções.
O que achaste do capítulo “Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?…..”
É o espelho da sociedade que se tornou hedonista. Uma chamada de atenção para tomarmos consciência do nosso verdadeiro propósito de vida e para vivermos a vida em plenitude. Quando o propósito da vida se torna evidente, todas as atividades – estudar, trabalhar, cuidar da saúde – adquirem significado, e a vida se enche-se de alegria e satisfação.
Tiveste também oportunidade de ver o filme de animação “Porque Vivemos”, o que achaste?
O filme de animação “Porque vivemos” aborda o budismo no Japão há mais de 500 anos e as questões internas de um camponês, que era revoltado e não valorizava a família. A vida encarrega-se de lhe ensinar qual o seu verdadeiro propósito com o Mestre Rennyo. As várias histórias e personagens são cativantes e promovem a reflexão sobre os temas como valorizar a família, desapego, felicidade, missão de vida, altruísmo, entre outros. Um conteúdo profundo abordado de forma leve e delicada.
Que conselho queres deixar aos nossos leitores sobre este tema de Porque Vivemos?
Um excelente livro, de fácil leitura, que poderá dar algumas respostas a quem procura o verdadeiro sentido da vida.