Blog

  • Home
7BF2AE3E-B60B-4960-9739-B2DFAFF24FC3

Algo que tem grande impacto no nosso destino é o local e a época em que nascemos. Por que nasci em Portugal e não no Japão? Por que nasci numa época de paz ou de guerra, num momento de crise económica ou de prosperidade, como homem ou como mulher, numa família abastada ou humilde? Quem determinou, ou como foi isso definido? 

Segundo o princípio da causa e consequência, quem determina o nosso destino somos nós mesmos, a partir das nossas próprias ações. A vida inicia-se com o nosso nascimento, que é a primeira consequência que temos neste mundo. 

Afinal, quais foram a causa e a condição para o nosso nascimento? 

Como fomos gerados pelos nossos pais, podemos pensar que a causa do nosso nascimento são os nossos pais ou que a causa é o pai e a condição é a mãe. 

Se a causa for os pais, todos os filhos que nascem desses pais deveriam ser iguais, o que não acontece. Se a causa for o pai e a condição for a mãe, ou vice-versa, como a causa e a condição são as mesmas, os filhos também deveriam ser idênticos, mas isso jamais acontece, mesmo no caso de gémeos. Embora sejam muito semelhantes, os gémeos não são exatamente iguais, tanto no aspeto físico como na personalidade. 

Na verdade, os pais são condições para o nosso nascimento, sendo que a causa está em nós mesmos, nas ações que praticámos no passado. 

Para compreender melhor este assunto é necessário entender de forma mais profunda o conceito budista de karma, que é a energia proveniente de toda e qualquer ação que praticamos no nosso quotidiano, por menor seja ela seja.

Poderá ler mais a respeito no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro:

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *