Blog

  • Home
4E39D3D9-2CCE-4240-81B1-DD97A7B0A832_1_101_o

Algo que tem grande impacto no nosso destino é o local e a época em que nascemos. Por que nasci em Portugal e não no Japão? Por que nasci numa época de paz ou de guerra, num momento de crise económica ou de prosperidade, como homem ou como mulher, numa família abastada ou humilde? Quem determinou, ou como foi isso definido? 

Segundo o Princípio da Causa e Consequência, base da filosofia budista, quem determina o nosso destino somos nós mesmos, a partir das nossas próprias ações. 

A vida inicia-se com o nosso nascimento, que é a primeira consequência que temos neste mundo. Afinal, quais foram a causa e a condição para o nosso nascimento? 

Como fomos gerados pelos nossos pais, podemos pensar que a causa do nosso nascimento são os nossos pais ou que a causa é o pai e a condição é a mãe. Se a causa for os pais, todos os filhos que nascem desses pais deveriam ser iguais, o que não acontece. Se a causa for o pai e a condição for a mãe, ou vice-versa, como a causa e a condição são as mesmas, os filhos também deveriam ser idênticos, mas isso jamais acontece, mesmo no caso de gémeos. Embora sejam muito semelhantes, os gémeos não são exatamente iguais, tanto no aspeto físico como na personalidade. 

Na verdade, os pais são condições para o nosso nascimento, sendo que a causa está em nós mesmos, nas ações que praticámos no passado. 

Neste curso online, o Princípio da Causalidade – base de toda a filosofia budista e de uma vida feliz, será discutido e explicado em profundidade, para que possamos compreender aqueles factos aparentemente incompreensíveis que acontecem na nossa vida.

Todos os leitores do livro “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia” (de Mauro M. Nakamura) ou “PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista” (de Kentetsu Takamori), ambos publicados em Portugal pela Penguin Random House, são muito bem-vindos a este curso online.

PRINCIPAIS CONTEÚDOS DO CURSO

– A relação entre causa, condição e consequência nos acontecimentos da nossa vida

– O ciclo “Ilusão – Karma – Sofrimento” e o caminho para a sua solução

– Não há como surgirem boas consequências sem boas condições

– O que são “boas condições”? 

– Como construir e obter “boas condições” na vida

– O ciclo “Ilusão – Karma – Sofrimento” e o caminho para a sua solução

– A “boa condição” que todos nós buscamos e desejamos

RESPONSÁVEL: Mauro M. Nakamura

Professor de filosofia budista, autor do livro “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia” (publicado em Portugal pela Penguin Random House). É diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN e diretor Internacional da Ichimannendo Publishing – Japan. 

26 NOVEMBRO 2022 (sáb)

16h00 às 17h30 (Hora Lisboa)

O link do Skype para participar da aula será enviado após a inscrição.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

Basta adquirir e ser leitor do livro “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia” (de Mauro M. Nakamura) ou “PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista” (de Kentetsu Takamori), ambos publicados em Portugal pela Penguin Random House, para participar do curso. 

A inscrição é feita com o envio de uma foto com o livro para o e-mail mauro.nakamura@itiman.eu ou pelo WhatsApp (+351 91 219 1900 – Mauro M. Nakamura).

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO ONLINE

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *