Blog

  • Home
258A5317-E520-466B-9B2C-CCEF8C6D9552

Para conquistar os objetivos, é necessário empenho e força de vontade. Existem ocasiões, porém, em que os desafios parecem enormes como montanhas. Nesses momentos, a história de Yu Gong, um ancião da China antiga, é uma fonte inspiradora de ânimo e perseverança mesmo para a vida moderna.

A história narrada no livro “A bagagem dos viajantes”, de Koichi Kimura, começa com o nonagenário Yu Gong, que tinha diante da sua casa, duas grandes montanhas, sendo por isso necessário contorná-las sempre que se saísse. 

— Que transtorno. Não haverá uma solução? — reclamavam. 

Então, Yu Gong tomou uma decisão. Reuniu os familiares e comunicou: 

— Se reunir as nossas forças, podemos nivelar a montanha e construir uma estrada reta. 

A primeira a argumentar foi a esposa. Contrariada, expôs sua insatisfação: 

— Pense na sua idade. Como vai executar algo assim? E onde colocará a terra e as pedras que retirar das montanhas? 

Yu Gong, porém, não esmoreceu. Impressionados com a convicção do pai, os filhos disseram: 

— Está tudo bem, mãe. Ajudaremos o pai. Carregaremos a terra e as pedras até o mar. 

Assim, Yu Gong e os filhos iniciaram os trabalhos. Havia grande quantidade de rochas nas montanhas, e triturá-las mostrou-se uma operação extenuante. Além disso, carregavam a carga num cesto levado aos ombros com o auxílio de uma vara. Eram necessárias duas pessoas, e o litoral era distante a ponto de não ser visível no horizonte. Somente a viagem de ida consumia vários dias. 

Ao escutar sobre o majestoso projeto, o malicioso ancião Zhi Sou foi até o local testemunhar com os próprios olhos. 

— Yu Gong, você é um tolo. Acha que pode nivelar uma montanha? Que falta de juízo. Está com 90 anos, quanto tempo mais acredita que viverá? Desista … — ridicularizou. 

Yu Gong suspirou fundo e respondeu: 

— Seu raciocínio é frívolo. Ainda que eu morra, meus filhos permanecerão. E darão à luz netos que, por sua vez, conceberão bisnetos. Aos bisnetos, sucederão trinetos e tataranetos, num fluxo ininterrupto. A montanha, por sua vez, não voltará a crescer. Assim, em algum momento, ela será nivelada. 

Zhi Sou não encontrou uma réplica convincente e calou-se. 

A história de Yu Gong, o nivelador de montanhas, apresenta a disposição e determinação daqueles destinados a realizar grandes façanhas. Mesmo incompreendido por familiares e conhecidos, ao manter-se convicto e comprometido, chegará o dia em que os esforços gerarão frutos. 

O filósofo inglês Thomas Carlyle afirmou: “O início de qualquer grande empreendimento é uma impossibilidade”. Quanto maior o objetivo, maiores as dificuldades. Todos os indivíduos que realizaram façanhas históricas o fizeram ansiando pela felicidade da humanidade e enfrentaram as adversidades com a determinação de Yu Gong. 

Leia mais histórias e textos para o nosso crescimento e desenvolvimento como seres humanos no livro “Sementes do Coração”, de Kentetsu Takamori.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *