Para conquistar os objetivos, é necessário empenho e força de vontade. Existem ocasiões, porém, em que os desafios parecem enormes como montanhas. Nesses momentos, a história de Yu Gong, um ancião da China antiga, é uma fonte inspiradora de ânimo e perseverança mesmo para a vida moderna.
A história narrada no livro “A bagagem dos viajantes”, de Koichi Kimura, começa com o nonagenário Yu Gong, que tinha diante da sua casa, duas grandes montanhas, sendo por isso necessário contorná-las sempre que se saísse.
— Que transtorno. Não haverá uma solução? — reclamavam.
Então, Yu Gong tomou uma decisão. Reuniu os familiares e comunicou:
— Se reunir as nossas forças, podemos nivelar a montanha e construir uma estrada reta.
A primeira a argumentar foi a esposa. Contrariada, expôs sua insatisfação:
— Pense na sua idade. Como vai executar algo assim? E onde colocará a terra e as pedras que retirar das montanhas?
Yu Gong, porém, não esmoreceu. Impressionados com a convicção do pai, os filhos disseram:
— Está tudo bem, mãe. Ajudaremos o pai. Carregaremos a terra e as pedras até o mar.
Assim, Yu Gong e os filhos iniciaram os trabalhos. Havia grande quantidade de rochas nas montanhas, e triturá-las mostrou-se uma operação extenuante. Além disso, carregavam a carga num cesto levado aos ombros com o auxílio de uma vara. Eram necessárias duas pessoas, e o litoral era distante a ponto de não ser visível no horizonte. Somente a viagem de ida consumia vários dias.
Ao escutar sobre o majestoso projeto, o malicioso ancião Zhi Sou foi até o local testemunhar com os próprios olhos.
— Yu Gong, você é um tolo. Acha que pode nivelar uma montanha? Que falta de juízo. Está com 90 anos, quanto tempo mais acredita que viverá? Desista … — ridicularizou.
Yu Gong suspirou fundo e respondeu:
— Seu raciocínio é frívolo. Ainda que eu morra, meus filhos permanecerão. E darão à luz netos que, por sua vez, conceberão bisnetos. Aos bisnetos, sucederão trinetos e tataranetos, num fluxo ininterrupto. A montanha, por sua vez, não voltará a crescer. Assim, em algum momento, ela será nivelada.
Zhi Sou não encontrou uma réplica convincente e calou-se.
A história de Yu Gong, o nivelador de montanhas, apresenta a disposição e determinação daqueles destinados a realizar grandes façanhas. Mesmo incompreendido por familiares e conhecidos, ao manter-se convicto e comprometido, chegará o dia em que os esforços gerarão frutos.
O filósofo inglês Thomas Carlyle afirmou: “O início de qualquer grande empreendimento é uma impossibilidade”. Quanto maior o objetivo, maiores as dificuldades. Todos os indivíduos que realizaram façanhas históricas o fizeram ansiando pela felicidade da humanidade e enfrentaram as adversidades com a determinação de Yu Gong.
Leia mais histórias e textos para o nosso crescimento e desenvolvimento como seres humanos no livro “Sementes do Coração”, de Kentetsu Takamori.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura