Blog

  • Home
IMG_0131

Em tempos remotos, vivia um monge budista chamado Torinossu, que fazia meditação sempre no topo de uma árvore. Certo dia, Hakurakuten, um famoso confucionista ia a passar debaixo dessa árvore quando viu o monge no estado de meditação. Curioso, gritou: «Senhor monge! É muito perigoso ficar no alto da árvore sentado com os olhos fechados!»

Torinossu respondeu prontamente: «Quem diz tal coisa é que está em perigo».

Hakurakuten logo percebeu que não se tratava de um monge qualquer, e perguntou: «Sou o humilde Hakurakuten, um confucionista. Gostaria de saber o seu nome.» A resposta lá do alto foi imediata: «Sou um humilde monge budista. O meu nome é Torinossu.»

Ao saber que era o famoso mestre budista Torinossu, Hakurakuten aproveitou a oportunidade para lhe fazer algumas perguntas sobre Budismo, já que há algum tempo tinha interesse no assunto. Fez um gesto de cortesia e disse: «Foi bom tê-lo encontrado. Afinal, o que é que o Budismo ensina? Gostaria que me dissesse em poucas palavras, resumidamente.»

Torinosu respondeu, sem vacilar: «Deixe de praticar o mal e pratique o bem. É o que ensina a filosofia budista.» Desapontado e insatisfeito com a resposta, Hakurakuten sorriu ironicamente e comentou com desdém: «Se for apenas isso, até uma criança de 3 anos o deve saber.»

Com serenidade, Torinossu respondeu:

«Até uma criança de 3 anos o sabe, no entanto, é difícil para um adulto colocá-lo em prática.»

O ensinamento ao qual Torinossu se referiu foi o Princípio da Causalidade (Causa e Consequência), base de toda a filosofia budista, que ensina:

As boas ações geram boas consequências.

As más ações produzem más consequências.

Todas as ações que praticamos retornarão como nossas próprias consequências.

😉 Pode parecer fácil, mas só saberemos e teremos plena certeza se realmente é ou não é, se o praticarmos no dia a dia.

🌸 Saber é importante, mas não basta. É preciso agir. Quem realmente compreendeu, pratica aquilo que entendeu no seu quotidiano, todos os dias. Vamos agir e praticar !!

🌼 Leia e saiba mais sobre este assunto no livro “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia” e nos artigos e vídeos do site da Itiman.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *