Blog

  • Home
F148CAC9-78BB-4DA6-A02C-CCBE9C68EE98

Em tempos remotos, vivia um monge budista chamado Torinossu, que fazia meditação sempre no topo de uma árvore. Certo dia, Hakurakuten, um famoso confucionista ia a passar debaixo dessa árvore quando viu o monge no estado de meditação. Curioso, gritou: «Senhor monge! É muito perigoso ficar no alto da árvore sentado com os olhos fechados!» 

Torinossu respondeu prontamente: «Quem diz tal coisa é que está em perigo». 

Hakurakuten logo percebeu que não se tratava de um monge qualquer, e perguntou: «Sou o humilde Hakurakuten, um confucionista. Gostaria de saber o seu nome.» A resposta lá do alto foi imediata: «Sou um humilde monge budista. O meu nome é Torinossu.» 

Ao saber que era o famoso mestre budista Torinossu, Hakurakuten aproveitou a oportunidade para lhe fazer algumas perguntas sobre Budismo, já que há algum tempo tinha interesse no assunto. Fez um gesto de cortesia e disse: «Foi bom tê-lo encontrado. Afinal, o que é que o Budismo ensina? Gostaria que me dissesse em poucas palavras, resumidamente.» 

Torinosu respondeu, sem vacilar: «Deixe de praticar o mal e pratique o bem. É o que ensina a filosofia budista.» Desapontado e insatisfeito com a resposta, Hakurakuten sorriu ironicamente e comentou com desdém: «Se for apenas isso, até uma criança de 3 anos o deve saber.» 

Com serenidade, Torinossu respondeu: 

«Até uma criança de 3 anos o sabe, no entanto,

é difícil para um adulto colocá-lo em prática.» 

O ensinamento ao qual Torinossu se referiu foi o Princípio da Causalidade (Causa e Consequência), base de toda a filosofia budista, que ensina: 

As boas ações geram boas consequências. 

As más ações produzem más consequências. 

Todas as ações que praticamos retornarão como nossas próprias consequências. 

Pode parecer fácil, mas só saberemos e teremos plena certeza se realmente é ou não é, se o praticarmos no dia a dia. 

Saber é importante, mas não basta- É preciso agir. Quem realmente compreendeu, pratica aquilo que entendeu no seu quotidiano, todos os dias.

Vamos agir e praticar !!

Leia mais sobre este assunto no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *