Blog

  • Home
9F9A2652-304F-4A4E-BB8E-DF011BDD719B

Muitas vezes, ficamos em dúvida sobre qual caminho seguir na vida. O importante é você mesmo tomar essa decisão. Senão, quando enfrentar problemas, não vai conseguir superá-los. Porém, se foi você mesmo quem escolheu o caminho, poderá se reerguer. (Prof. Kentetsu Takamori, autor do livro Porque vivemos)

Mas, como podemos pensar e nos orientar na hora de tomar uma importante decisão na vida?

“Viver um dia consciente do propósito da vida é muito superior do que viver 100 anos, sem saber da razão de ter nascido como ser humano e estar a viver.”

Buda Shakyamuni

Viver pode ser comparado a um avião que está a voar. Num trajeto aéreo, as decisões sobre velocidade e altitude, alterações de rota devidas ao vento ou à pressão do ar, atenção aos problemas mecânicos, tudo isto significa escolhas que afetam o “modo” de voar. 

Antes de tomar qualquer decisão, o importante é saber precisamente a direção, ou seja, “para onde” voar. Nenhum piloto descolaria sem antes determinar o seu destino (objetivo), pois sabe que voar por voar acarretaria uma grande tragédia — a queda e a morte. 

Da mesma forma, para as pessoas que vivem carregando algum tipo de dor ou angústia dentro de si, sem um propósito para viver e desprovidas de satisfação e alegria duradouras, a vida não se reduziria apenas a sofrimento? 

Mas o ser humano não nasceu para sofrer. E não é para isso que vivemos. Por isso, existe sim, um propósito para a nossa vida. O desejo e objetivo maior de toda humanidade é saber corretamente da causa básica do sofrimento, soluciona-la definitivamente e desfrutar de tudo que a vida pode nos oferecer de bom, com uma felicidade duradoura e plena.  

Esta é a reflexão extremamente positiva da vida que Shakyamuni fez e encoraja-nos a fazer com suas sábias palavras. Esta é a orientação fundamental e essencial para a nossa mente antes de fazermos a escolha do caminho a seguir na vida.

O budismo, filosofia transmitida há mais de 2600 anos, explica sobre o propósito da vida humana de maneira lógica, didática, clara, precisa e sem dogmas ou crenças religiosas, e indica o caminho para a felicidade plena nesta vida.

No livro Porque vivemos poderá ler e saber mais sobre este importante tema para a nossa vida.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Para quem deseja aprofundar na compreensão do propósito da vida humana explicado pela filosofia budista, sugerimos o Curso Online Por que vivemos?, com duas aulas gratuitas para os leitores do livro Porque vivemos. Veja como fazer a inscrição no link abaixo.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *