Nascemos, crescemos e estamos vivos graças ao total empenho dos nossos pais, em especial ao da nossa mãe. Mesmo crescidos, para a mãe, os filhos permanecem eternas crianças, carentes de cuidado. Nem a morte interrompe tal preocupação.
O ideograma japonês da palavra “pais” expressa este sentimento da mãe para com os filhos, segundo algumas explicações possíveis para a origem da letra.
親 (Pais) = 立 (Ficar de pé) + 木 (Árvore) + 見 (Ver)
O significado do ideograma para «pais» pode ser entendido como “ficar de pé numa árvore e observar”. Pode ser interpretado como o sentimento da mãe de estar constantemente a “ver” os filhos, mesmo que distantes, e zelar pelo bem-estar e felicidade deles, em qualquer idade.
No “Sutra da Gratidão Infinita aos Pais”, Buda Shakyamuni explicou que a legítima retribuição de gratidão à mãe só ficará completa se lhe proporcionar a verdadeira felicidade nesta vida, aquela que é plena e duradoura.
Vamos nos esforçar ao máximo para retribuir a gratidão à mãe, todos os dias da nossa vida.
Leia, também, o artigo “GRATIDÃO – Se um deles não tivesse nascido, não teríamos nascido”.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura