Blog

  • Home
joint-project-2161495_1920

O pai reuniu os três filhos no leito de morte, pois queria transmitir-lhes seu último desejo. Tratava-se de um general do período das guerras civis, um herói de inúmeras batalhas. Preocupava-se com o destino dos filhos quando partisse.

Entregou a cada um deles uma flecha.
— Tentem quebrá-las.

Não foi preciso muita força para parti-las. Então, o pai distribuiu três flechas para cada filho.

— Agora, tentem quebrá-las juntas.

Não importava quanta força investissem, elas sequer lascavam.

— Uma frágil flecha, quando agrupada com outras, se fortalece. Irmãos são como flechas: unam forças, e elas se multiplicarão. Dispersem-se, e serão facilmente derrotados. Sempre valorizem a harmonia — aconselhou o pai.

(História do livro “A bagagem dos viajantes”, de Koichi kimura)

O general em questão é Môri Motonari (1497-1571), que governou a região central do Japão no século XVI. “A lição das três flechas” é um episódio famoso em sua vida.

Manter a união traz uma força considerável, seja na vida pessoal ou profissional. Porém, trata-se de um grande desafio.

Motonari afirmava: “Onde há ganância, há conflitos”. Ganância é o egoísmo desmedido, um sentimento que destrói a harmonia.

Na Constituição Japonesa consta que “Manter a harmonia é um bem precioso”. Há mais de 1400 anos, na primeira Constituição Japonesa, foi especificada a importância do esforço em preservar a convivência pacífica entre os indivíduos.

A colaboração resulta em harmonia e a harmonia, em sucesso. A harmonia não existe no início; as pessoas estão dispersas. Sem o esforço contínuo e árduo de cada indivíduo em considerar e pensar nas pessoas, é impossível construir a união e harmonia de um grupo e da sociedade.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas ou perguntas sobre o conteúdo deste artigo podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *