Blog

  • Home
C9325A60-825C-46E4-80F0-88CAA2050C1A
Ninguém quer morrer, mas a verdade é que um dia teremos de morrer. Não há contradição maior que este sentimento presente em cada um de nós. Neste mundo existem muitas contradições, porém, nenhuma se lhe compara. 

Falar, escrever ou ler sobre a morte não é agradável para ninguém. Mas, então, porque escrever e discutir sobre este assunto?

A filosofia budista explica que encarar de frente a inconstância e a efemeridade da vida é o primeiro passo para avançar em direção à felicidade plena e duradoura nesta vida.

O que podemos aprender para a nossa vida prática com este ensinamento?

Não queremos nem ouvir falar em morte justamente porque isso nos remete ao sofrimento. Não há efemeridade maior ao ser humano do que a própria morte. Por isso, podemos dizer que não existe sofrimento maior do que a morte. 

Se solucionarmos nosso maior sofrimento, inversamente na mesma proporção, a felicidade que obteremos será suprema, plena e duradoura.

Todos as pessoas têm sofrimentos na vida, mesmo que isso seja difícil e ninguém queira admitir. Mas felizmente há uma solução para o sofrimento humano, que é possível nesta vida. E o primeiro passo para isso é ver a vida como ela realmente é, sem distorções. Por outras palavras, isso significa reconhecer e tomar consciência de que tudo nesta vida não será eterno e que infelizmente terá um fim. 

No entanto, apenas esta consciência não é suficiente para nos conduzir à verdadeira felicidade. Assim como um médico não faz apenas o diagnóstico da doença e logo em seguida informa ao paciente sobre o tratamento que deverá ser feito para a cura, a filosofia budista indica um caminho para a solução definitiva do sofrimento humano.

A filosofia budista explica de maneira lógica e didática sobre a verdadeira causa do sofrimento e a sua solução definitiva nesta vida, sem qualquer necessidade de crenças ou fé religiosa, dogmas, práticas ou terapias complementares. O essencial é ouvir o conteúdo da filosofia para esclarecer as dúvidas e compreender de forma profunda o ensinamento que explica o ser humano e a vida. 

Naturalmente, a partir da compreensão passaremos à prática de boas ações quotidianas, e desta forma, poderemos viver o dia a dia, todos os dias, voltados para a verdadeira felicidade.

Leia e saiba mais sobre este assunto no livro “Porque vivemos”.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro:

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *