Blog

  • Home
parents-and-children-1699502_1920

Deixar uma herança material aos filhos é uma atitude de nível inferior. Dar aos filhos apenas educação intelectual é uma herança de nível médio. O melhor legado é a educação e formação como ser humano.

(Kentetsu Takamori, autor dos livros “Sementes do coração” e “Porque vivemos”)

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Esta formação como ser humano tem como base a consciência do princípio da causalidade (causa e consequência), base de uma vida feliz. Ensinar ao filho que colheremos tudo o que plantarmos, sejam coisas boas ou más, é instigar o senso de responsabilidade pelas próprias ações. 

Uma pessoa que não assume as ações que pratica, não é capaz de colocar-se no lugar dos outros e perceber o sentimento alheio; também não é capaz de compreender a si próprio, o que produz um sofrimento que ela mesma cria e terá que colher e vivenciar.

Por isso, pelo bem dos nossos filhos e das gerações futuras, precisamos nos esforçar para dar o exemplo e vivermos dignamente como seres humanos.

Leia também o artigo “Educar com sabedoria” e conheça histórias que ensinam valores humanos importantes para a formação e desenvolvimento humano de crianças, jovens e adultos.  

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *