Blog

  • Home
Menina

Desejo é o sentimento de constante busca, de querer mais e mais. À primeira vista, isto pode ser considerado negativo, sinônimo de ganância, visão esta influenciada pelos preconceitos que absorvemos ao longo da vida.

Na filosofia budista, o desejo humano não é negativo, nem positivo. É um sentimento inerente ao ser humano, isto é, que nunca vai deixar de existir enquanto vivermos, que pode produzir resultados felizes ou sofrimento, dependendo das ações que praticamos motivados pelo mesmo desejo.

Podemos desejar mais saúde e, para isso, nos exercitarmos todos os dias e ter uma alimentação saudável, o que é extremamente positivo. Ou desejar mais dinheiro e reconhecimento, a ponto de tomar atitudes ilícitas e prejudicarmos outras pessoas, o que obviamente será negativo. Tudo dependerá de como “utilizamos” e direcionamos o nosso desejo.

Por isso, conhecer a natureza do desejo humano é essencial para a nossa felicidade. Ver o lado positivo do desejo é agradável, fácil de entender e dispensa maiores explicações. Todos nós temos o sentimento de melhorar, ser feliz, ajudar e fazer as pessoas que amamos felizes.  

Mas, por outro lado, compreender de que maneira o desejo pode ser negativo, como este sentimento pode se tornar egoísmo e prejudicar os outros e a si mesmo, também é necessário para evitar que caminhemos em direção ao sofrimento.

Mas isto não é uma tarefa tão simples. Requer serenidade, sinceridade e, principalmente, coragem para ver a realidade, sem distorções.

À nossa volta, vemos pessoas angustiadas porque o trabalho, a educação dos filhos, as relações interpessoais não acontecem conforme o seu desejo. Sofrer pela sensação contínua de insatisfação e pela sede constante de desejar mais e mais, é a imagem de sofrer por causa do desejo. É justamente o que queremos e precisamos evitar.

O primeiro passo para isto é saber corretamente sobre o desejo humano.   

Uma explicação mais profunda sobre o desejo pode ser lida nos capítulos 14 e 15, da parte 2, do livro “Porque vivemos”.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *