Blog

  • Home
C3B37707-F00E-468D-9B3B-53CCD43D966D

A vida progride incessantemente, de ontem para hoje e de hoje para amanhã. “O tempo voa”, costuma dizer-se. E talvez seja verdade que seguimos a uma velocidade vertiginosa. Quando crianças, progredimos de ano em ano, pelo ensino básico e pelo ensino secundário, até que chega o momento de nos prepararmos para o exame de acesso ao ensino superior; quando o momento é de festa, festejamos; e, quando é altura de trabalhar, concentramos os nossos esforços nisso. 

A partir do momento em que somos lançados às águas turbulentas da vida, vemo-nos forçados a continuar a nadar. Viver é, em certo sentido, igual a nadar. Mas para qual direção devemos nadar? 

Será que apenas continuar nadando com todas as forças, mesmo sem saber para onde avançamos e somente se concentrar no aqui e agora, e viver cada momento da melhor maneira possível é realmente o caminho para ser plenamente feliz?

Algumas pessoas podem argumentar que o caminho em si já é a própria felicidade e que avançar por ele é o propósito de viver. Mas haverá sentido para um nadador “nadar por nadar”, se ele não sabe onde fica a linha de chegada, para a conclusão da competição?

Qualquer pessoa que pensa seriamente na vida já deve ter se questionado desta maneira. Isto porque o ser humano não consegue dedicar-se de corpo e alma, esforçar-se de verdade sem ter um objetivo claro. 

Por isso, somente quando soubermos o propósito da vida, poderemos viver em pleno, com toda a energia, vitalidade e alegria, cada momento da vida e ser verdadeiramente feliz.

O início do ano é um ótimo momento para refletir e pensar com mais calma sobre esta questão essencial da vida e de qualquer ser humano. Neste sentido, convidamos todas as pessoas que desejam saber mais sobre como a filosofia budista responde à questão “Por que vivemos?”, a lerem os nossos artigos no site da ITIMAN e o livro Porque vivemos.

E caso tenham alguma pergunta ou dúvida sobre os nossos conteúdos, teremos todo o prazer em responder. Basta nos enviar uma mensagem pelos nossos contactos do site ou redes sociais.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *