Blog

  • Home
japanese-squirrel-63152_1280

Quanto maior o objetivo que se deseja atingir, mais importante é lembrar que nada pode ser obtido sem determinação. Ao mesmo tempo, muitas vezes as pessoas querem alcançar um objetivo às pressas e se esquecem de suas limitações. Ficam exaustas e perdem o rumo. E, como resultado, obtêm exatamente o contrário do que pretendiam. Para tudo, é necessário ter a sabedoria de ser ágil, sem ser impaciente.

Partilhamos uma história sobre Siddhartha Gautama (Buda Shakyamuni), que ao compreender profundamente a transitoriedade da vida, saiu de seu rico palácio para procurar a verdadeira felicidade nas montanhas.

Depois de algum tempo, viu um esquilo à beira de um lago, molhando repetidamente a cauda na água. Como achou estranho aquele comportamento, perguntou ao esquilo o que estava fazendo.

“Estou querendo esvaziar o lago com meu rabo”, foi a resposta surpreendente.

“Você acha que retirando a água, gota a gota, com o seu rabinho, vai conseguir esvaziar esse lago imenso? Isso vai levar séculos!”, exclamou Siddhartha.

“Isso mesmo”, replicou o esquilo. “Mesmo assim, não tenho a menor intenção de desistir, mesmo depois de cinco ou seis anos. Por mais tempo que leve, estou decidido a continuar até conseguir o meu grande desejo.”

Inspirado pela determinação do esquilo, Siddhartha disse a si mesmo: “Eu também tenho um grande desejo, não menos grandioso que o do esquilo. Por mais tempo que leve, não vou desistir até alcançar meu objetivo”. Continuou sua busca e finalmente atingiu a iluminação suprema, o grau de buda.

(Livro “Um caminho de flores”, Kentetsu Takamori)

Quanto mais importante o objetivo, mais crucial é o ato de olhar onde se está pisando e prosseguir com cautela, passo a passo.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro M. Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *