Blog

  • Home
D89FF25E-AFB8-4F0D-BECD-D19666365542

Sem uma causa jamais existirá a consequência, ou seja, todo e qualquer acontecimento infalivelmente possui a causa que o gerou. Não há nada que ocorra sem uma causa. Se existir uma causa, certamente surgirá uma consequência. Esta é a verdade do Universo descoberta pelo Buda Shakyamuni, há 2600 anos.

O Princípio da Causalidade não foi criado, nem inventado pelo Buda. Já existia antes de ser descoberto e sempre existirá, exatamente por ser uma verdade universal, como a lei da gravitação universal descoberta por Isaac Newton. A semente não plantada jamais germinará. Da mesma forma, a semente plantada certamente um dia germinará e crescerá, independentemente do tempo que demorará a acontecer. 

Em 2012, cientistas russos fizeram uma flor nascer a partir de uma semente que ficou conservada por 32 mil anos numa toca de esquilos na Sibéria, perto do Pólo Norte. Isso é um exemplo de que para toda a consequência, com certeza, houve uma causa. Mesmo na Ciência, esse princípio se verifica. Aliás, todos os campos de conhecimento humano partem desse pressuposto básico. 

No passado, muitas doenças contagiosas causaram epidemias e mortes. Com o avanço das pesquisas na medicina, chegou-se à cura das mesmas e, com isso, muitas delas foram exterminadas do planeta. 

Se não existisse uma causa para as doenças, jamais seria possível descobrir-se o tratamento e curá-las. A investigação das causas é a mola propulsora do desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade. 

Se a medicina não considerasse que para toda a consequência, com certeza, houve uma causa, o que seria de nós? Certamente a expetativa média de vida ainda estaria abaixo dos 50 anos, como na Idade Média. 

Leia e saiba mais sobre a relação de causa e consequência da nossa vida, no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro:

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *