Blog

  • Home
87F55DFD-F834-40C7-AFA4-6EFB2D476CFC_1_201_a

No dia 10 de julho (sábado), a ITIMAN – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano realizou a exibição parcial do anime budista A tragédia do Castelo Osha, seguida de um fórum de debates e explicações sobre o conteúdo de filosofia budista e sua relação com a nossa vida quotidiana.

Este evento online foi realizado como atividade complementar do curso CAUSA BÁSICA DO SOFRIMENTO E O CAMINHO PARA A SOLUÇÃO – A explicação da filosofia budista, coordenado por Mauro M. Nakamura (professor de filosofia budista e e autor do livro Causa e Consequência – Filosofia budista para o dia a dia).

SINOPSE DO FILME A TRAGÉDIA DO CASTELO OSHA

Os sofrimentos humanos são os mais variados. Há pessoas que sofrem porque têm uma doença incurável, outras que, mesmo saudáveis, estão aflitas com a falta de dinheiro. Mesmo com posses materiais e saúde, há pessoas que sofrem por questões de relacionamento humano.

Há mais de 2600 anos, Buda Shakyamuni transmitiu a filosofia budista com o único objetivo de “eliminar o sofrimento das pessoas e proporcionar a felicidade”. Este é o significado de “compaixão”, ensinamento budista muito discutido e necessário nos dias atuais.

No processo de busca pela felicidade, que iniciamos desde o momento em que tomamos a consciência da vida, o mais importante é saber corretamente da causa do sofrimento (doença) e qual caminho trilhar (remédio) para solucioná-lo definitivamente. 

Para isso, primeiro, temos de saber corretamente e claramente sobre a causa básica do sofrimento humano. Ao mesmo tempo que precisamos viver com todas as forças o nosso dia a dia e gerir os vários sofrimentos cotidianos, como as questões relacionadas à saúde física, mental e emocional, meios de subsistência, família, trabalho e relacionamentos pessoais, necessitamos prioritariamente avançar pelo caminho que nos levará até a solução definitiva do sofrimento, para então, obtermos não apenas alívios e felicidades temporárias, mas sim, a tão desejada felicidade plena e duradoura nesta vida.

A filosofia budista indica exatamente o caminho para solução da causa básica do sofrimento humano e a consequente conquista da felicidade plena, em que o fundamental é ouvir e ler sobre o ensinamento, para conhecer, saber, compreender corretamente a essência desta filosofia milenar e praticar o ensinamento no quotidiano, em cada dia da nossa vida, em cada ação que realizamos.

A explicação introdutória sobre a causa básica do sofrimento humano e sua solução, segundo a filosofia budista, é apresentada no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia e discutida no curso online CAUSA E CONSEQUÊNCIA, oferecido pela ITIMAN aos leitores do livro.

INFORMAÇÕES SOBRE O ANIME A TRAGÉDIA DO CASTELO OSHA

Mauro M. Nakamura

E-mail: Mauro.nakamura@itiman.eu

WhatsApp: +351 219 1900

Assista a uma parte do anime A tragédia do Castelo Osha

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *