Blog

  • Home
IGTV_Alguns minutos por dia são suficientes para o nosso crescimento

É comum pensarmos: Não tenho tempo para estudar e aprender algo novo. Por sua vez, a sabedoria popular diz que não devemos desperdiçar um segundo que seja. Portanto, numa vida atribulada como a nossa, é ainda mais necessário otimizar o tempo. 

Neste sentido, a história do norte-americano James Garfield (1831–1881), relatada neste vídeo, é um exemplo a ser seguido. 

Da mesma forma que podemos utilizar o mínimo período de tempo para estudar e aprender, também precisamos de planear e aproveitar o nosso tempo para descansar e recuperar energias a fim de termos as melhores condições para continuar o processo de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento. 

Otimizar o tempo não significa ter o tempo totalmente preenchido com atividades e compromissos. Precisamos, antes de tudo, de saber claramente onde queremos chegar (propósito da vida — questão: «por que viver?»), pensar como iremos utilizar o tempo de cada dia (meios de vida — questão: «como viver?») e planear cada momento da vida não apenas no âmbito profissional, financeiro e material, mas também no pessoal, emocional, familiar e social. 

Assim como a nossa saúde física e mental, a família, os amigos, os recursos financeiros e materiais são importantes meios para a nossa vida, o tempo é um recurso vital importantíssimo e escasso, que não pode ser desperdiçado. 

Quanto maior é a consciência do propósito da vida, da razão de estarmos a viver, maior também será o valor que daremos ao nosso tempo e a todos os demais meios de vida essenciais, como a saúde, o dinheiro e o trabalho. Tudo o que existe fará sentido e o valor de cada recurso que existe no mundo ficará evidente. 

Leia mais sobre este importante tema para a nossa vida quotidiana no livro Causa e Consequência.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *