Blog

  • Home

O projeto social “Aprender e educar com a sabedoria japonesa – contos, origami e manga para pais e filhos” teve início em 2013, no Brasil, como uma iniciativa da Editora Satry, que na época realizava eventos de contação de histórias japonesas para pais e filhos em livrarias de grandes cidades brasileiras como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Araraquara e São Carlos.

Uma imagem com terra, pessoa, grupo, exterior

Descrição gerada automaticamente

Aprender e Educar com a sabedoria japonesa – Contos, origami e manga para pais e filhos

A partir de 2020, o projeto pretende levar a mesma mensagem positiva dos contos japoneses, origami (arte japonesa da dobragem de papel) e manga (arte japonesa da banda desenhada) para as crianças, jovens e pais de Portugal, como um dos projetos sociais da Editora Itiman, representante nacional da Ichimannendo Publishing, editora japonesa com sede em Tóquio, Japão.

Uma imagem com pessoa, interior, homem, sentado

Descrição gerada automaticamente

O projeto consiste em workshops para pais e filhos no formato de contação de histórias baseadas na filosofia budista dos livros “Educar com sabedoria”, “Um caminho de flores”, “Mestres do oriente – banda desenhada” e “Porque vivemos – banda desenhada”, com atividades interativas de origami e utilização da banda desenhada na aprendizagem de valores humanos importantes na formação e educação das crianças e jovens.

PROPOSTA DOS WORKSHOPS

Em cada workshop, pais e filhos, adultos e crianças terão a oportunidade de ouvir contos japoneses baseados na filosofia japonesa e estudar sobre os valores humanos como honestidade, esforço, gratidão, perseverança, credibilidade, paciência, generosidade, altruísmo e felicidade.

A partir dos contos dos livros, serão discutidos temas relevantes na formação do caráter humano e que servem de base para uma vida saudável e feliz.

METODOLOGIA

Os temas serão introduzidos pela contação de histórias, acompanhados de atividades interativas de aprendizagem e prática do origami, com o apoio didático de bandas desenhadas japonesas.

Os participantes receberão materiais de apoio às atividades, como histórias em manga (banda desenhada) e textos, assim como os papéis para a dobragem (origami).

Cada workshop tem a duração aproximada de uma hora, com a contação de duas ou três histórias (com explicação) e aprendizagem/prática de um origami.

LIVROS-TEXTO

  • Educar com sabedoria – contos japoneses (Kentetsu Takamori)
  • Um caminho de flores – contos japoneses (Kentetsu Takamori)
  • Mestres do oriente – Banda desenhada (Hisashi Ohta)
  • Porque vivemos – banda desenhada (Hisashi Ohta)

PÚBLICO-ALVO

Crianças a partir de 8 anos, adolescentes, jovens e adultos (principalmente pais).

Dúvidas ou perguntas sobre o conteúdo deste artigo podem ser enviadas para

Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *