Desde que nascemos, estamos em constante aprendizagem, quer tenhamos consciência disso ou não. Algumas coisas aprendemos fácil e rapidamente. Outras, a duras penas. Mas o facto é que sempre há pessoas ao nosso redor que nos ensinam algo importante.
Nossos primeiros professores costumam ser os nossos pais. Mais tarde, quando ingressamos na escola, nossos mestres nos apresentam o mundo da educação, da cultura e da formação como cidadãos e seres humanos.
Aprender com os casos de sucesso, em situações favoráveis, é fácil. Mas o aprendizado consistente, que levaremos como nosso tesouro pelo resto da vida, é aquele que vivenciamos nos momentos inconvenientes, sofridos e mais difíceis.
Precisamos valorizar as pessoas que nos explicam de forma dócil e amável, mas também devemos respeitar e ouvir aqueles que nos ensinam de maneira mais severa, direta e firme, mesmo que o conteúdo não nos agrade.
O ponto essencial, decisivo e de referência é a relação de causa e consequência, sintetizada no Princípio da Causalidade, uma verdade universal: «A semente plantada certamente germinará, mas o que não for semeado jamais crescerá». Sem uma causa, nenhum efeito se produzirá. Todo o êxito e toda a felicidade não são nada mais do que o resultado do esforço e da perseverança de cada um.
“Qualquer que seja o caminho a percorrer, se não cairmos várias vezes no fundo do vale para nos podermos levantar e rastejar de volta, nunca desenvolveremos nenhuma habilidade. Se o professor ensina sem firmeza, o aluno só aprende a teoria.” (Kentestu Takamori, autor do livro Por que vivemos)
Este é sentimento essencial para a verdadeira aprendizagem da vida.
Vamos ter coragem para enfrentar os desafios da vida com perseverança, para solucionar cada questão no seu devido tempo e avançar até a felicidade plena, nesta vida.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura