Blog

  • Home
0994FEA8-A550-49BF-990B-E10777C735EB

Ao ouvir a palavra Budismo, muitas pessoas podem imaginar práticas e meditações, principalmente nos países ocidentais, como Portugal. Infelizmente, ainda é muito pouco divulgado e, portanto, menos conhecido o profundo ensinamento transmitido por Buda Shakyamuni e a sua essência.

São muitos os assuntos abordados pelo Budismo, mas toda a filosofia budista converge para uma única questão: a resposta para a pergunta “por que vivemos?”.

Shinran (1173-1263), grande mestre budista no Japão do século XII, explicou que o Budismo é o “navio da grade compaixão” que nos faz navegar pelo oceano da vida, com a mente e o coração repletos de alegria e satisfação por ter nascido como ser humano.

Mas como isso será possível? 

O mesmo mestre Shinran explica: o propósito universal da vida consiste em saber claramente e eliminar a causa raiz do sofrimento, ainda nesta vida. Deste modo, poderemos sentir a imensa alegria de estar vivo e viver em plena e suprema felicidade.

Neste Ciclo de Palestras, o professor Mauro M. Nakamura explicará o profundo ensinamento esclarecido pelo Buda Shakyamuni há mais de 2600 anos e transmitido de forma precisa pelos grandes mestres da Índia, China e Japão, que preservaram a filosofia budista e a sua essência até os dias atuais.

Por trás de toda e qualquer “prática budista” há um “ensinamento” que precisa ser compreendido. Em cada palestra, vamos trabalhar, primordialmente, a compreensão correta e profunda da filosofia budista, para que possamos colocá-la em prática, no nosso dia a dia e ser genuinamente feliz.

Para participar do Ciclo de Palestras BUDISMO – DA INTRODUÇÃO À CONCLUSÃO, basta adquirir um dos livros-texto: “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia” (Mauro M. Nakamura, Penguim Random House) ou “PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista” (Kentetsu Takamori, Penguim Random House)

ALGUNS CONTEÚDOS DO CICLO DE PALESTRAS

– O Budismo é uma religião? Resposta: não. Saiba mais na palestra.

– Budismo e religião: qual é a diferença?

– A natureza do ser humano explicada nos sutras budistas

– As paixões mundanas que constituem o ser humano

– A questão fundamental do ser humano: vida e morte

– Como a filosofia budista explica a relação de “causa e consequência” da felicidade

PROFESSOR: Mauro M. Nakamura

Neto de japoneses que emigraram ao Brasil,Mauro M. Nakamuraé professor de filosofia budista e cultura japonesa, autor do livro “CAUSA E CONSEQUENCIA — Filosofia budista para o dia a dia”, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN — Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano. É diretor internacional da Ichimannendo Publishing — Japan.
Obteve a licenciatura em Engenharia de Produção (1996) e mestrado em Gestão de Pequenas Empresas (2000), pela Universidade de São Paulo. Em 2009, formou-se como professor de filosofia budista pelo Instituto Kenshin Gakuin, no Japão.

DATA E HORÁRIO 

26 de março de 2022 (sábado)

15h30 às 17h30 

LOCAL

Edifício LACS

Rua Febo Moniz, 27B 1150-152 Lisboa

(próximo à estação de metro Anjos – Linha Verde)

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

Basta adquirir o livro “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia” ou “PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista” para participar da palestra. 

A inscrição é feita com o envio de uma foto com o livro para o e-mail mauro.nakamura@itiman.eu ou pelo WhatsApp (+351 91 219 1900 – Mauro M. Nakamura). Por serem livros-texto que serão utilizados na palestra, pedimos que o participante leve o livro no evento. 

Se não desejar adquirir um dos livros-texto, poderá participar da palestra com uma contribuição no valor de 20€.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PALESTRA

E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu

WhatsApp: +351 91 219 1900 (Mauro M. Nakamura)

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *