Blog

  • Home
C6884CC3-49D4-4BC8-B318-74FAD9C05BEF

Ao ouvir a palavra Budismo, muitas pessoas podem imaginar práticas e meditações, principalmente nos países ocidentais, como Portugal. Infelizmente, ainda é muito pouco divulgado e, portanto, menos conhecido o profundo ensinamento transmitido por Buda Shakyamuni e a sua essência.

São muitos os assuntos abordados pelo Budismo, mas toda a filosofia budista converge para uma única questão: a resposta para a pergunta “por que vivemos?”.

Shinran (1173-1263), grande mestre budista no Japão do século XII, explicou que o Budismo é o “navio da grade compaixão” que nos faz navegar pelo oceano da vida, com a mente e o coração repletos de alegria e satisfação por ter nascido como ser humano.

Mas como isso será possível? 

O mesmo mestre Shinran explica: o propósito universal da vida consiste em saber claramente e eliminar a causa raiz do sofrimento, ainda nesta vida. Deste modo, poderemos sentir a imensa alegria de estar vivo e viver em plena e suprema felicidade.

Neste Ciclo de Palestras, o professor Mauro M. Nakamura explicará o profundo ensinamento esclarecido pelo Buda Shakyamuni há mais de 2600 anos e transmitido de forma precisa pelos grandes mestres da Índia, China e Japão, que preservaram a filosofia budista e a sua essência até os dias atuais.

Por trás de toda e qualquer “prática budista” há um “ensinamento” que pode e precisa ser compreendido. Em cada palestra, vamos trabalhar, primordialmente, a compreensão correta e profunda da filosofia budista, para que possamos colocá-la em prática, no nosso dia a dia e ser genuinamente feliz.

ALGUNS TEMAS DO CICLO DE PALESTRAS

– O Budismo é uma religião? Resposta: não. Saiba mais na palestra.

– Budismo e religião: qual é a diferença?

– A natureza do ser humano explicada nos sutras budistas

– As paixões mundanas que constituem o ser humano

– A questão fundamental do ser humano: vida e morte

– Como a filosofia budista explica a relação de “causa e consequência” da felicidade

PROFESSOR: Mauro M. Nakamura

Neto de japoneses que emigraram ao Brasil,Mauro M. Nakamuraé professor de filosofia budista e cultura japonesa, autor do livro CAUSA E CONSEQUENCIA — Filosofia budista para o dia a dia, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN — Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano. É diretor internacional da Ichimannendo Publishing — Japan.
Obteve a licenciatura em Engenharia de Produção (1996) e mestrado em Gestão de Pequenas Empresas (2000), pela Universidade de São Paulo. Em 2009, formou-se como professor de filosofia budista pelo Instituto Kenshin Gakuin, no Japão.

DATA E HORÁRIO 

30 de Abril de 2022 (sábado)

15h30 às 17h30 

LOCAL

SITIO Work Visconde

Rua Visconde de Santarém 73 A – Lisboa

(próximo à estação de metro Saldanha)

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

Se já possui o livro-texto PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista (de Kentetsu Takamori, Penguim Random House), poderá fazer a inscrição e participar com um donativo no valor de 15€. 

Se deseja adquirir o livro-texto PORQUE VIVEMOS, poderá fazer a inscrição com um donativo no valor de 30€ e receber o livro no dia e local da palestra. Leia, abaixo, as páginas iniciais do livro.

O donativo pode ser feito por MBWay (+351 91 219 1900) ou transferência bancária (IBAN PT50 0023 0000 4553 5874 1959 4).

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro:

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CICLO DE PALESTRAS

E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu

WhatsApp: +351 91 219 1900 (Mauro M. Nakamura)

Site: https://www.itiman.eu

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *