Blog

  • Home

“Qualquer que seja o caminho a percorrer, se não cairmos várias vezes no fundo do vale para nos podermos levantar e rastejar de volta, nunca desenvolveremos nenhuma habilidade.

Se o professor ensina sem firmeza, o aluno só aprende a teoria.”

(Kentestu Takamori, livro “Sementes do coração”)

Desde que nascemos, estamos em constante aprendizagem, quer tenhamos consciência disso ou não. Algumas coisas aprendemos rapidamente. Outras, a duras penas. Mas o fato é que sempre há pessoas ao nosso redor que nos ensinam algo importante.

Nossos primeiros professores costumam ser os nossos pais. Mais tarde, quando ingressamos na escola, nossos mestres nos apresentam o mundo maravilhoso da educação e da cultura.

Aprender com os casos de sucesso, em situações favoráveis, é fácil. Mas o aprendizado consistente, que levaremos como tesouro pelo resto da vida, é aquele que vivenciamos nos momentos inconvenientes e mais difíceis.  

Devemos valorizar as pessoas que nos explicam de forma dócil e amável, mas precisamos respeitar e ouvir, também, os professores que nos ensinam de maneira severa e firme, mesmo que o conteúdo não nos agrade. Este é sentimento essencial para a verdadeira aprendizagem da vida.

Histórias que trazem valores humanos importantes para os pais, que têm a missão de educar os filhos, são apresentadas no livro “Educar com sabedoria”, de Kentetsu Takamori.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to dFlip 3D Flipbook Wordpress Help documentation.

Dúvidas ou perguntas sobre o conteúdo deste artigo podem ser enviadas para

Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Presidente da Itiman, professor de Budismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *