Blog

  • Home
F60FBB38-0AA4-4674-9380-93D9309ABDEF

Em setembro, o filme de animação japonesa “Porque vivemos” será exibido nos canais TV CINE, nos dias 14 de setembro (terça, 7h45, TV CINE Top), 29 de setembro (quarta, 10h15, TV CINE Emotion) e 01 de outubro (sexta, 7h20, TVCine Emotion)

O anime é uma produção inspirada no livro Porque vivemos (Farol, 20|20 Editora), de Kentetsu Takamori, que também é o guionista do filme.

Baseado em factos reais, o filme aborda as questões relevantes da vida e do ser humano, tendo como pano de fundo a divulgação e a popularização do budismo no Japão, há 500 anos.

A animação mostra a história de transformação do revoltado camponês Ryoken, que perde a esposa em um trágico acidente e conhece os ensinamentos de Mestre Rennyo (1415-1499).

Ambientada no século XV, período de guerras civis no Japão pelo controle de poder por parte de diversos clãs, a saga mostra também a vida do Mestre Rennyo, que foi perseguido pelos monges guerreiros do Monte Hiei, em Quioto, até seu exílio em Yoshizaki, na província de Fukui, onde construiu um complexo de templos, destruídos por um incêndio criminoso em 1474. 

Ao levantar questões existenciais como a do título, o filme nos faz refletir sobre vida e morte, felicidade e sofrimento, gratidão, compaixão e sabedoria, entre outros temas fundamentais da filosofia budista. 

“Porque vivemos” permaneceu 29 semanas em cartaz no Japão, em 2016 e 2017, e 9 semanas no Brasil, em 2017. Também foi exibido nos cinemas da Suécia e Países Baixos, em 2018, e em Portugal e Espanha, em 2019. 

Envie as suas impressões, opiniões e perguntas sobre o conteúdo do filme Porque vivemos e receba, como nosso agradecimento pela sua contribuição ao projeto, um livro com textos do professor Kentetsu Takamori, guionista do filme.

E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu

WhatsApp: +351 91 219 1900 (Mauro M. Nakamura)

Veja o trailer e um dos trechos principais do filme.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *