Blog

  • Home
F6754E85-7F78-481E-97AA-14713B9A1524

A ITIMAN – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano, realizou no passado dia 9 de maio do ano em curso a 1ª sessão do Clube de Leitura ITIMAN.

O clube assim denominado tem como objetivo principal promover o gosto pela leitura e de obras de escritores do mundo inteiro.

O projeto de criação do clube surge da necessidade de levar a leitura para o público em geral, e deste modo criar oficinas pedagógicas com vista a promoção e difusão da língua e cultura em que as obras fazem referência.

A 1ª sessão do clube de leitura decorreu via online e se refletiu a obra da escritora moçambicana Paulina Chiziane “BALADA DE AMOR AO VENTO”. Teve como mediador Arcedes José Manuel, estudante da Universidade Licungo e coordenador do Clube de Leitura ITIMAN em Moçambique, que relatou:

“Achei a 1ª sessão do Clube muito proveitosa, dado que aproximou participantes de dois países (Moçambique e Portugal) e deste modo permitiu a troca de experiências e saberes através do género literário. Portugal e Moçambique apesar de partilharem a mesma língua, na sessão foi possível notar que apresentam contornos culturais bastante diferentes, por esta razão o clube de leitura serviu como uma alavanca para o conhecimento e aproximação das culturas lusófonas. 

Arcedes José Manuel

Mais uma vez reiteramos que o Clube de Leitura ITIMAN é muito bem-vindo principalmente neste período em que o mundo é assolado pela pandemia de COVID-19 em que os contactos são restritos, o clube assim permite uma aproximação mesmo distantes.”

Nesta primeira sessão do clube, estiveram presentes 19 participantes de Moçambique e Portugal e durou cerca de 1h30 minutos. 

Nelma Luís

Nelma Luís, estudante da Universidade Licungo de Moçambique, também concordou com o coordenador: “A 1° sessão foi muito boa achei interessante a troca de experiências e ideias, e desta feita é um caminho para abarcar novos conhecimentos acerca da literatura.”

Jerónimo Pascoal Balata

Jerónimo Pascoal Balata partilhou a sua alegria da seguinte forma: “A primeira sessão do nosso clube de leitura foi profícua para muitos horizontes de conhecimento. Tivemos a oportunidade de intercâmbio de saberes, o que pode ser um dínamo para a formação intelectual de cidadãos proficientes e criativos. Almejamos que mais encontros sejam proporcionados e, assim, acredito que o hábito pela leitura de obras literárias em língua portuguesa será promovido. Endereçamos congratulações à comissão organizadora.”

Jordão Domingos

Outros jovens universitários moçambicanos interessados no desenvolvimento humano por meio da leitura, como Jordão Domingos, Gerônimo Acácio, Barros Bazo e Duks da Cruz também participaram de forma proativa e deixaram suas mensagens com a expectativa pela segunda sessão, programada para o mês de junho.

Gerônimo Acácio

O Clube de Leitura ITIMAN é um projeto social aberto ao público em geral. Todos os amantes da leitura, interessados no nosso desenvolvimento como seres humanos, serão muito bem-vindos para participar e colaborar.

(Texto de Arcedes José Manuel, coordenador do Clube de Leitura ITIMAN em Moçambique e estudante da Universidade Licungo – Moçambique)

CLUBE DE LEITURA ITIMAN – Projeto Social em Moçambique

Coordenador em Moçambique: Arcedes José Manuel (arcedesjosemanuel1@gmail.com)

Coordenador Geral: Mauro M. Nakamura (mauro.nakamura@itiman.eu)

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
A ITIMAN também é formada por colaboradores, pessoas que, de forma direta ou indireta, participam dos projetos, atividades e eventos desenvolvidos, e utilizam seus conhecimentos, habilidades e força de vontade no esforço conjunto para a construção de um mundo mais humano, com pessoas mais saudáveis e felizes. Agradecemos a todos os nossos colaboradores pela dedicação, perseverança, boa vontade, generosidade e competência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *