A ITIMAN – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano, realizou no passado dia 9 de maio do ano em curso a 1ª sessão do Clube de Leitura ITIMAN.
O clube assim denominado tem como objetivo principal promover o gosto pela leitura e de obras de escritores do mundo inteiro.
O projeto de criação do clube surge da necessidade de levar a leitura para o público em geral, e deste modo criar oficinas pedagógicas com vista a promoção e difusão da língua e cultura em que as obras fazem referência.
A 1ª sessão do clube de leitura decorreu via online e se refletiu a obra da escritora moçambicana Paulina Chiziane “BALADA DE AMOR AO VENTO”. Teve como mediador Arcedes José Manuel, estudante da Universidade Licungo e coordenador do Clube de Leitura ITIMAN em Moçambique, que relatou:
“Achei a 1ª sessão do Clube muito proveitosa, dado que aproximou participantes de dois países (Moçambique e Portugal) e deste modo permitiu a troca de experiências e saberes através do género literário. Portugal e Moçambique apesar de partilharem a mesma língua, na sessão foi possível notar que apresentam contornos culturais bastante diferentes, por esta razão o clube de leitura serviu como uma alavanca para o conhecimento e aproximação das culturas lusófonas.
Mais uma vez reiteramos que o Clube de Leitura ITIMAN é muito bem-vindo principalmente neste período em que o mundo é assolado pela pandemia de COVID-19 em que os contactos são restritos, o clube assim permite uma aproximação mesmo distantes.”
Nesta primeira sessão do clube, estiveram presentes 19 participantes de Moçambique e Portugal e durou cerca de 1h30 minutos.
Nelma Luís, estudante da Universidade Licungo de Moçambique, também concordou com o coordenador: “A 1° sessão foi muito boa achei interessante a troca de experiências e ideias, e desta feita é um caminho para abarcar novos conhecimentos acerca da literatura.”
Jerónimo Pascoal Balata partilhou a sua alegria da seguinte forma: “A primeira sessão do nosso clube de leitura foi profícua para muitos horizontes de conhecimento. Tivemos a oportunidade de intercâmbio de saberes, o que pode ser um dínamo para a formação intelectual de cidadãos proficientes e criativos. Almejamos que mais encontros sejam proporcionados e, assim, acredito que o hábito pela leitura de obras literárias em língua portuguesa será promovido. Endereçamos congratulações à comissão organizadora.”
Outros jovens universitários moçambicanos interessados no desenvolvimento humano por meio da leitura, como Jordão Domingos, Gerônimo Acácio, Barros Bazo e Duks da Cruz também participaram de forma proativa e deixaram suas mensagens com a expectativa pela segunda sessão, programada para o mês de junho.
O Clube de Leitura ITIMAN é um projeto social aberto ao público em geral. Todos os amantes da leitura, interessados no nosso desenvolvimento como seres humanos, serão muito bem-vindos para participar e colaborar.
(Texto de Arcedes José Manuel, coordenador do Clube de Leitura ITIMAN em Moçambique e estudante da Universidade Licungo – Moçambique)
CLUBE DE LEITURA ITIMAN – Projeto Social em Moçambique
Coordenador em Moçambique: Arcedes José Manuel (arcedesjosemanuel1@gmail.com)
Coordenador Geral: Mauro M. Nakamura (mauro.nakamura@itiman.eu)
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura