É difícil fazer com que todos entendam, mas a seguinte história e explicação da filosofia budista pode nos ajudar.
Um menino percorria um caminho da montanha todos os dias para ir e voltar da escola. Nos dias em que ficava até tarde para alguma atividade extracurricular, a montanha era assustadoramente escura na volta para casa. No verão, o sol brilhava, feroz, porém no inverno ele era muitas vezes forçado a se agachar por causa dos ventos provocados pela
nevasca.
A chuva transformava o caminho montanhoso numa catarata. Cheio de ressentimento, o menino muitas vezes resmungava: “Se a escola fosse mais perto… se a montanha não estivesse aqui”.
Então, um dia uma linda menina foi transferida para a escola dele. Por coincidência, ambos viviam na mesma aldeia e por isso os dois começaram a ir juntos para a escola, conversando, falando que o caminho era longo e a montanha deserta. Logo ficaram amigos.
Numa tarde, quando voltavam para casa, foram pegos por uma súbita tempestade. A chuva não dava sinal de amainar. Os dois tinham apenas um guarda-chuva, pertencente à menina. Vendo-se apertado ao lado dela debaixo do guarda-chuva, o menino desejava em silêncio durante todo o caminho: “Que a chuva não pare… que a montanha esteja mais deserta… que a aldeia fique mais longe…”.
As coisas que antes o atormentavam – a grande distância, a dificuldade, o isolamento do caminho da montanha – não tinham mudado, mas não o preocupavam mais. Antes obstáculos ao prazer do menino, transformaram-se agora em fonte de alegria. Todo a gente provavelmente passa por uma experiência semelhante em algum momento.
Tristeza e alegria, ansiedade e tranquilidade, desastre e felicidade: tudo se transforma em puro esplendor de vida vivida plenamente. Como este é um mundo que transcende todos os resultados obtidos pelo esforço humano, ele é chamado de caminho sem impedimentos.
Este, de facto, é o objetivo máximo buscado com empenho por todos: encontrar um caminho sem impedimentos, no qual, nesta vida de restrições, se possa saborear a perfeita liberdade.
Saiba mais sobre este assunto no livro Porque Vivemos, de Kentetsu Takamori.
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.