COMPAIXÃO E SABEDORIA – Curso Introdutório Online

  • Home

COMPAIXÃO é uma palavra muito utilizada nos dias atuais, que representa um sentimento importante para o bem-estar e felicidade de qualquer pessoa e da sociedade.

Por ser assim, torna-se relevante compreender o seu sentido, no seu significado mais profundo. A compaixão é um valor humano ensinado pela filosofia budista há mais de 2600 anos, mas que é, e sempre será atual, enquanto a história da humanidade tiver continuidade.

COMPAIXÃO, em síntese, significa “eliminar o sofrimento e proporcionar a felicidade”. Embora seja um dos mais nobres sentimentos humanos, somente com a COMPAIXÃO não é possível eliminar e solucionar definitivamente o sofrimento das pessoas e proporcionar uma felicidade plena e verdadeira. Para isso, também é necessário SABEDORIA. 

Sem SABEDORIA, por mais que exista COMPAIXÃO, ela será sempre “cega”, momentânea e desigual (terá discriminação). Isto significa que a COMPAIXÃO desprovida de sabedoria proporciona somente um alívio temporário do sofrimento e uma felicidade momentânea.

Para compreender a razão disso, é necessário entender o que é SABEDORIA, outro importante conceito budista. SABEDORIA, em seu sentido mais profundo, não significa ter muitos conhecimentos, como está explicado nos dicionários. SABEDORIA, com “S” maiúsculo, é saber sobre a questão mais importante da vida. 

A filosofia budista explica que a questão mais importante para todos os seres humanos é saber claramente e concluir o propósito da vida, isto é, obter a tão desejada felicidade plena e genuína nesta vida. A conclusão do propósito da vida está intimamente relacionada com a “solução” do futuro que com certeza virá para toda a humanidade: a questão crucial do nascimento e morte, ou mundo após a morte.

O nascimento é o começo da jornada nesta vida. O que acontece se o nosso destino é desconhecido? Se o futuro está obscuro, o presente escurece. A insegurança do presente é causada pela incerteza do futuro. A ansiedade sobre o que existe além da morte é inseparável da ansiedade sobre o aqui e agora. É claro, portanto, que será impossível iluminar o presente sem resolver a escuridão (incerteza) em relação ao futuro (mundo após a morte). 

No budismo, a mente ou coração que desconhece o único futuro certo que teremos (mundo após a morte) é chamado de escuridão da mente ou mente escura. Buda Sakyamuni explicou sobre a SABEDORIA para a solução desta escuridão da mente e a consequente conquista da felicidade plena nesta vida. 

Neste curso, vamos estudar e compreender de forma profunda e inequívoca os significados de COMPAIXÃO e SABEDORIA, essenciais para uma vida plena de alegria e felicidade.

PRINCIPAIS CONTEÚDOS DO CURSO

O que é compaixão?

Os dois tipos de compaixão e suas características

A pequena Compaixão

A grande Compaixão

Compaixão e amor são iguais?

Amor incondicional existe? Se existe, é igual a compaixão?

O que é sabedoria?

A relação entre compaixão e sabedoria explicada pela filosofia budista

Como cultivar a compaixão e a sabedoria?

A influência da compaixão e da sabedoria na nossa vida cotidiana

Compaixão e sabedoria da felicidade plena nesta vida

A explicação da compaixão e sabedoria a partir do filme de animação japonesa Porque vivemos e livro Porque vivemos.

  

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro:

RESPONSÁVEL: Mauro M. Nakamura

Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor Internacional da Ichimannendo Publishing – Tokyo, Japan

DATA E HORÁRIO DAS 4 AULAS DO CURSO (Online – Via Skype – horário de Lisboa) 

AULA 1:

AULA 2:

AULA 3: 

AULA 4:

Cada aula terá conteúdo diferente, sendo possível participar e iniciar o curso por qualquer aula. (O link do Skype para participar das aulas será enviado após a inscrição)

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

OPÇÃO 1: Se já é leitor dos livros Porque vivemos e Sementes do coração, basta enviar uma foto com os dois livros por um dos contactos abaixo. Neste caso, não há custos para a inscrição e o curso é gratuito.

OPÇÃO 2: Se ainda não é leitor dos livros Porque vivemos e Sementes do coração, pode adquirir os livros nas livrarias ou site e enviar uma foto com os dois livros por um dos contactos abaixo. Neste caso, não há custos para a inscrição e o curso é gratuito.

OPÇÃO 3: Se não pretende adquirir os livros Porque vivemos e Sementes do coração antes do curso, o valor da inscrição é de 40€. pelas 4 aulas do curso. O pagamento pode ser feito por MBWay ou transferência bancária (os dados podem ser obtidos pelos contactos abaixo).

INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro: