Blog

  • Home
PT 2020.04.09

Quem apenas culpa os outros por tudo de ruim que acontece em sua vida nunca encontrará a verdadeira felicidade. O essencial é olhar honestamente para si mesmo e corrigir as próprias atitudes. Fazendo isso, as pessoas também mudarão. E a vida cotidiana, com certeza, será mais feliz. (Livro “Um caminho de flores”, de Kentestu Takamori)

Partilhamos uma história de ética e sabedoria, que muito nos ensina sobre como podemos mudar, compreender melhor as pessoas, ser feliz e proporcionar a felicidade às pessoas.

Quando ainda era um aprendiz, Bankei (1622-1693), um monge budista, sentava-se todas as noites em meditação. Uma manhã, depois de meditar, ele estava descansando num estábulo quando um nobre samurai chegou para treinar seu cavalo.

Enquanto Bankei observava tranquilamente, ficou claro que o cavalo não estava bem e que recusava os comandos do cavaleiro. O samurai gritou com o animal e bateu nele.

Bankei protestou: “O que está fazendo?”.

O samurai não deu atenção, apenas chicoteou o animal com mais força.

Bankei continuou gritando até que finalmente o samurai desmontou e foi até ele.

“Já faz algum tempo que você está ralhando comigo”, disse com calma. “Se tem algo a me ensinar, estou pronto a escutar.”

Suas palavras eram extremamente polidas, mas estava claro que, dependendo da resposta que recebesse, ele podia explodir em ira.

Sem hesitar, Bankei disse: “É tolice culpar apenas o cavalo por não obedecer às ordens. O cavalo tem suas próprias razões. Se quer que ele escute, tem de convencer o animal. Para tanto, precisa começar a corrigir a si próprio. Entende?”.

O samurai era inteligente e humilde, então assentiu com a cabeça, fez uma reverência e se foi. Depois, mudando de atitude, montou seu cavalo. Para sua surpresa, o cavalo parecia outro e docilmente obedeceu a todos os comandos.

Outros contos inspiradores como este podem ser lidos no formato de banda desenhada (manga), no livro “Mestres do Oriente – Histórias de Ética e Sabedoria em Manga”, de Hisashi Ohta, que pode ser folheado na imagem abaixo.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro M. Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *