Os sofrimentos humanos são os mais variados. Há pessoas que sofrem porque têm uma doença incurável, outras que, mesmo saudáveis, estão aflitas com a falta de dinheiro. Mesmo com posses materiais e saúde, há pessoas que sofrem por questões de relacionamento humano.
Ao longo da vida, qualquer pessoa passa por vários tipos de sofrimentos, assim como numa árvore, surgem continuamente incontáveis folhas e ramos.
Para cada tipo de sofrimento, precisamos de um caminho adequado para sua a solução, da mesma forma que para cada doença, é necessário adotar um remédio específico. Por esta razão, são vários os caminhos e soluções apresentadas no Budismo, como as mais conhecidas práticas e meditações, entre outras.
No processo de busca pela felicidade, que iniciamos desde o momento em que tomamos a consciência da vida, o mais importante é saber corretamente da causa do sofrimento (doença) e qual caminho trilhar (remédio) para solucioná-lo definitivamente.
Embora seja necessário e relevante, não basta podar as folhas e ramos da árvore (os vários sofrimentos quotidianos). Para além disso, é essencial arrancar a raiz da árvore do sofrimento.
Para isso, primeiro, temos de saber corretamente e claramente sobre a causa básica do sofrimento humano. Ao mesmo tempo que precisamos de viver com todas as forças o nosso dia a dia e gerir os vários sofrimentos quotidianos, como as questões relacionadas à saúde física, mental e emocional, meios de subsistência, família, trabalho e relacionamentos pessoais, necessitamos prioritariamente de avançar pelo caminho que nos levará até a solução definitiva do sofrimento, para então, obtermos a tão desejada felicidade plena e duradoura nesta vida, e não apenas alívios e felicidades temporárias.
Há 2600 anos, Buda Shakyamuni transmitiu a filosofia budista com o único objetivo de “eliminar o sofrimento das pessoas e proporcionar a verdadeira felicidade”. Este é o significado de “compaixão”, que só será completa e efetiva quando for acompanhada da “sabedoria”, capaz de solucionar em definitivo o sofrimento humano, pela raiz.
Este curso tem como objetivo apresentar a explicação da filosofia budista sobre a causa básica do sofrimento humano e a sua solução, a partir do texto do livro “Porque vivemos”, de Kentetsu Takamori.
PRINCIPAIS CONTEÚDOS DO CURSO
– O ser humano não nasceu para sofrer
– Por que as pessoas sofrem?
– Ter ou não ter são a mesma coisa
– Para cada sofrimento, um caminho, uma felicidade
– O que são “paixões mundanas” ou “paixões cegas, e a relação com o nosso sofrimento
– O que é “mente escura” ou “escuridão da mente”, e a relação com o nosso sofrimento
– O ciclo do nascimento e morte
– A relação e as diferenças entre “paixões mundanas” e “mente escura”
– A causa básica do sofrimento humano
– O caminho para a solução definitiva do sofrimento, nesta vida, segundo as explicações da filosofia budista.
RESPONSÁVEL: Mauro M. Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor Internacional da Ichimannendo Publishing – Tokyo, Japan
Cada aula terá conteúdo diferente, sendo possível participar e iniciar o curso por qualquer aula. (O link do Skype para participar das aulas será enviado após a inscrição)
COMO FAZER A INSCRIÇÃO
OPÇÃO 1: Se já é leitor do livro Porque vivemos, basta enviar uma foto com o livro por um dos contactos abaixo. Neste caso, não há custos para a inscrição e o curso é gratuito.
OPÇÃO 2: Se ainda não é leitor do livro Porque vivemos, pode adquirí-lo nas livrarias ou site e enviar uma foto com o livro por um dos contactos abaixo. Neste caso, não há custos para a inscrição e o curso é gratuito.
OPÇÃO 3: Se não pretende adquirir o livro Porque vivemos antes do curso, o valor da inscrição é de 40€. pelas 4 aulas do curso. O pagamento pode ser feito por MBWay ou transferência bancária (os dados podem ser obtidos pelos contactos abaixo).
INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- WhatsApp: +351 91 219 1900