POR QUE VIVEMOS? – Curso Online

  • Home

Afinal, existe ou não um propósito na vida? 

A maioria das pessoas se surpreende ao saber que a vida tem um propósito e que este objetivo pode ser alcançado ainda em vida. Essa surpresa é natural porque o senso comum nos diz exatamente o contrário. 

De facto, qualquer busca, atividade ou caminho ao qual nos dedicamos – seja por aprendizado, seja na arte, na ciência, na medicina, nos desportos, na gastronomia, entre outras áreas – segue um caminho sem fim, sem possibilidade de conclusão definitiva ou completude total, uma vez que sempre teremos algo a mais para aprender. Todas as nossas “buscas” continuam a vida inteira, incessantemente. 

Muitas pessoas se contentam com uma vida assim e argumentam: “Pensar que se chegou à conclusão pode ser danoso porque marcaria um fim para o progresso. O facto do caminho não ter fim é o que nos faz melhorar, nos tornar melhores do que somos hoje”. 

Mas vamos examinar melhor esta proposição. Dizer que “o caminho sem fim é o melhor a se tomar” é enaltecer a busca de uma vida inteira por algo que não é realizável. 

A ideia é totalmente absurda, pois cada busca é empreendida com o pressuposto de que seu objeto pode ser encontrado. Uma pessoa que dedica toda a sua vida à procura de algo que sabe ser inatingível é como alguém que compra bilhetes de loteria sabendo que são do ano anterior. Quem seria capaz de comprar, em sã consciência, tais bilhetes?

Curso “Porque Vivemos” realizado na Fnac Madeira, Funchal, em fevereiro de 2020.

Alguns insistirão que a “busca sem fim” lhes convém porque o processo de poder se esforçar e melhorar durante a vida inteira, como se tudo fosse um treino, é maravilhoso, admirável e traz uma satisfação pessoal. Entretanto, esta satisfação é temporária e efémera. É diferente, em sua natureza, da alegria plena da vida que proporciona a mais sincera e autêntica felicidade duradoura e a profunda gratidão por ter nascido e estar vivo como ser humano. 

Quando o propósito da vida se torna evidente, todas as atividades — estudar, trabalhar, cuidar da saúde — adquirem significado, e a vida enche-se de alegria e satisfação. Mesmo em situações em que o indivíduo sofre com uma doença, com uma disputa em família ou com uma derrota, a força de viver leva-o a superar todas as dificuldades a fim de realizar o grande propósito da vida.

Neste curso, o participante poderá aprender sobre a questão essencial da vida e do ser humano, a partir do conteúdo do livro “Porque vivemos”.

LIVRO-TEXTO DO CURSO

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

CONTEÚDO DO CURSO

Viver é o propósito da vida?

Toda ação tem o seu propósito

Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?

Vender os dias da vida

A necessidade de uma razão para viver

Quem conhece o propósito da vida enfrenta até o sofrimento

Por que a vida humana é infinitamente preciosa?

Os dois tipos de felicidade: felicidade relativa e felicidade absoluta

Prazeres temporários – a felicidade relativa

Momentos de fuga

A muralha imóvel da morte

A morte é sempre súbita

A busca pela felicidade duradoura

A raiz do sofrimento e o caminho para a sua solução nesta vida

As ondas de todo o sofrimento transformam-se em alegria

Prof. Mauro M. Nakamura durante um curso realizado na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro – Instituto Politécnico de Setúbal , em setembro de 2019.

RESPONSÁVEL: Mauro M. Nakamura

Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor Internacional da Ichimannendo Publishing – Tokyo, Japan

Currículo – Plataforma Lattes – CNPq
Perfil – Biblioteca Virtual da Fapesp
Página pessoal – Facebook

DATA DAS 2 AULAS DO CURSO (ONLINE – VIA SKYPE)

AULA 1: 12 de dezembro de 2020 (sábado), das 15:00 às 16:00 horas

AULA 2: 19 de dezembro de 2020 (sábado), das 15:00 às 16:00 horas

(O link do Skype para participar das aulas será enviado após a inscrição)

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

OPÇÃO 1: Se já é leitor do livro “Porque vivemos”, basta enviar uma foto com o livro por um dos contactos abaixo. Neste caso, não há custos para a inscrição e o curso é gratuito.

OPÇÃO 2: Se ainda não é leitor do livro “Porque vivemos”, pode adquirir o livro nas livrarias ou site e enviar uma foto com o livro por um dos contactos abaixo. Neste caso, não há custos para a inscrição e o curso é gratuito.

OPÇÃO 3: Se não pretende adquirir o livro “Porque vivemos” antes do curso, a taxa de inscrição é de 20€. O pagamento pode ser feito por MBWay (pelo número de telefone abaixo) ou transferência bancária (os dados podem ser obtidos pelos contactos abaixo).

CONTACTOS – INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO