VIDA E MORTE: DUAS FACES DA MESMA MOEDA – Curso Introdutório Online

  • Home

Na filosofia budista, vida e morte são temas inseparáveis e complementares: uma não existe sem a outra. Isto é representado por um termo específico do budismo, escrito com os quatro ideogramas abaixo e lido como “Shouji Itinyo” (vida e morte são uma coisa só).

生 死 一 如

Algumas pessoas podem dizer: “Pensar na morte agora não vai mudar nada. Só vou pensar nisso quando chegar a hora. Se ficar pensando que posso morrer, não vou conseguir viver minha vida!”. 

No entanto, para a filosofia budista, pensar e refletir sobre a morte não significa estar o tempo todo imaginando que podemos morrer e viver todos os dias com insegurança e ansiedade, mas é ter a percepção consciente e serena de que não viveremos para sempre e que, por isso, precisamos valorizar ao máximo as pessoas e o que vivemos no presente.

Enquanto se tem saúde, é possível pensar na morte como “repouso” ou “descanso eterno”, e afirmar que ela não é ameaçadora; mas, diante da morte iminente, para qualquer ser humano, tudo o que importa é saber o que existe depois dela.

Para todo encontro, um dia, haverá a separação. Se nascemos, com certeza, um dia morreremos. São verdades que ninguém consegue negar, contrariar ou evitar. 

Ter consciência destas verdades e encará-las de frente. Esta postura corajosa e positiva é o alicerce, o ponto de partida para a felicidade plena e duradoura que tanto desejamos e buscamos. 

Por esta razão, o budismo ensina sobre a “questão crucial do nascimento e morte” ou “grande questão do pós-morte”, e o caminho para a sua solução, enquanto estamos saudáveis e temos vida.

Neste curso, vamos ouvir, estudar, analisar e compreender em profundidade as explicações da filosofia budista sobre este tema essencial para uma vida verdadeiramente feliz.

PRINCIPAIS CONTEÚDOS DO CURSO

– Viver é como voar

– Tudo é inconstante: uma verdade básica e o alicerce da vida feliz

– O ciclo da formação, estabilidade, destruição e energia

– Pensar seriamente na vida é sinônimo de considerar e refletir sobre a morte. Por que?

– O ciclo de vida e morte

– SHOJI ICHINYO: Vida e morte são inseparáveis. Quais são os reflexos desta realidade no nosso dia a dia?

– Envelhecimento, morte e pós-morte: o ponto cego da humanidade

– Gerir e aliviar temporariamente a nossa ansiedade sobre o futuro não é a solução

– Pensar no futuro para viver o presente plenamente

– O caminho para a solução definitiva da insegurança e ansiedade sobre o futuro (morte), segundo a filosofia budista.

RESPONSÁVEL: Mauro M. Nakamura

Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor Internacional da Ichimannendo Publishing – Tokyo, Japan

DATA E HORÁRIO DAS 3 AULAS DO CURSO 

(Online – Via Skype – horário de Lisboa) 

AULA 1: 8 de maio de 2021 (sábado), das 15:00 às 16:00 horas 

AULA 2: 15 de maio de 2021 (sábado), das 15:00 às 16:00 horas

AULA 3: 22 de maio de 2021 (sábado), das 15:00 às 16:00 horas

Cada aula terá conteúdo diferente, sendo possível participar e iniciar o curso por qualquer aula. (O link do Skype para participar das aulas será enviado após a inscrição)

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

OPÇÃO 1: Se já é leitor do livro Porque vivemos, basta enviar uma foto com o livro por um dos contactos abaixo. Neste caso, não há custos para a inscrição e o curso é gratuito.

OPÇÃO 2: Se ainda não é leitor do livro Porque vivemos, pode adquirí-lo nas livrarias ou site e enviar uma foto com o livro por um dos contactos abaixo. Neste caso, não há custos para a inscrição e o curso é gratuito.

OPÇÃO 3: Se não pretende adquirir o livro Porque vivemos antes do curso, o valor da inscrição é de 30€. pelas 3 aulas do curso. O pagamento pode ser feito por MBWay ou transferência bancária (os dados podem ser obtidos pelos contactos abaixo).

INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO