Blog

Burro

É importante manter a mente aberta e ouvir as opiniões alheias, mas quem orienta a sua vida apenas pelo que os outros dizem nunca vai conseguir fazer um trabalho decente.

Apresentamos a seguir uma história inusitada, com final infeliz, que partilhamos com o desejo de que possa servir de aprendizado para que as nossas vidas tenham outro rumo e um final feliz.

Difícil dizer qual era o mais tolo: se o pai, Kantaro, se o filho, Kansuke. Trabalhavam ambos na lavoura, mas nada corria bem. Quando se viram sem dinheiro, venderam todos os móveis da casa. A única coisa que sobrou foi um potro. Por fim, resolveram levar o potro até à cidade e vendê-lo.

No caminho, passaram por algumas pessoas que cochichavam: «dois homens adultos a puxar um cavalo. Porque é que um deles não monta no animal?»

O pai pensou: «é verdade». E disse: «Kansuke, monta no cavalo que eu puxo.»

O filho montou e prosseguiram viagem. Pouco depois, passaram por outras pessoas que disseram: «Que filho ingrato! Montado no cavalo com todo o conforto, enquanto o velho pai puxa o animal.»

O pai julgou que aquelas pessoas também tinham razão e disse: «Kansuke, eu monto no cavalo e tu puxas.» E de novo se fizeram ao caminho até ouvirem outro grupo a dizer baixinho: «Que pai mais desalmado! Vai montado no cavalo e o filho tem de andar e puxar as rédeas.»

Mais uma vez Kantaro concordou e disse ao filho: «Kansuke, monta também no cavalo.» E assim foram os dois montados no potro.

Logo adiante, ouviram novos comentários: «Que horror! Vejam bem este pai e este filho. Os dois montados no pobre cavalo. Que crueldade!»

Pai e filho acharam que as pessoas tinham razão. Amarraram as patas do animal e juntos carregaram-no às costas. Quando atravessavam uma ponte, passou uma carroça, o animal assustou-se, caiu ao rio e morreu afogado.

(Conto do livro “Educar com sabedoria”, de Kentetsu Takamori)

Podemos e precisamos ouvir as pessoas. Mas, acima de tudo, devemos saber o que é mais importante nesta vida e nos guiar por este referencial. A verdadeira sabedoria não está em ter muitos conhecimentos, mas em saber o que é mais importante.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *