Um euro é um valor pequeno, porém, quem o acumula pode se tornar um milionário. Por isso, cada euro tem um enorme valor para quem trabalha no comércio.
O mesmo pode-se dizer com o passar do tempo, de cada momento da vida. Um instante pode passar despercebido mas é a sucessão de cada instante que forma toda a nossa vida e leva qualquer pessoa até o momento derradeiro.
Sendo assim, além de estabelecer uma meta para se esforçar durante uma vida, um ano inteiro, um mês ou uma semana, precisamos empenhar todo o nosso esforço e energia no dia de hoje, sempre com o cuidado de não desperdiçar um único instante do momento presente.
Se alguém que soubesse ler o futuro lhe dissesse que a sua vida terminará amanhã, o que você faria? Seria capaz de cuidar dos assuntos quotidianos da mesma forma que veio fazendo até hoje? Mesmo restando-lhe um único dia, ainda assim conseguiria manter o mesmo foco e motivação?
O dia de hoje em nada difere do último dia da nossa vida.
Durante o dia, investimos um tempo considerável em atividades vitais, como comer, dormir e trabalhar.
E o que fazemos com o precioso tempo restante?
Ter sonhos e definir objetivos claros para a vida é essencial, mas também é muito importante pensar o que e como faremos as nossas atividades mensais, semanais e, principalmente, diárias. São as nossas ações mentais, orais e físicas, que praticamos em cada momento, no nosso quotidiano, que constroem a nossa vida.
Conscientes do nosso propósito como seres humanos, vamos nos preparar para plantar em cada dia as sementes de uma vida melhor, mais humana e verdadeiramente feliz. E isso não só é possível, mas depende unicamente das nossas próprias ações.
No livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA, de Mauro M. Nakamura, poderá ler mais sobre a filosofia budista, que explica sobre este assunto relevante para qualquer ser humano.