Blog

  • Home
60C745EE-F66A-44CD-A49C-6CECFB8041A3

Um cêntimo é irrisório, porém, quem o acumula pode se tornar um milionário. Por isso, cada cêntimo tem um enorme valor para quem trabalha no comércio. O mesmo pode-se dizer com a passagem do tempo, de cada momento da vida. Um instante pode passar despercebido mas é a sucessão de cada instante que forma toda a nossa vida e leva qualquer pessoa até o momento derradeiro.

Sendo assim, além de estabelecer uma meta para se esforçar durante um ano inteiro, um mês ou uma semana, precisamos empenhar todo o nosso esforço e a energia no dia de hoje, sempre com o cuidado de não desperdiçar um único instante do momento presente. 

Se alguém que soubesse ler o futuro lhe dissesse que sua vida terminará amanhã, o que você faria? Seria capaz de cuidar dos assuntos cotidianos da mesma forma que veio fazendo até hoje? Mesmo restando-lhe um único dia, ainda assim conseguiria manter o mesmo foco e motivação?

O dia de hoje em nada difere do último dia da nossa vida.

Durante o dia, investimos um tempo considerável em atividades vitais, como comer, dormir e trabalhar. E o que fazemos com o precioso tempo restante? 

Pensar no que e como faremos este ano, definir as metas para 2021 é muito importante, mas é igualmente relevante pensar e programar as nossas atividades mensais, semanais e, principalmente, diárias. São as nossas ações mentais, orais e físicas, que praticamos em cada momento, no nosso cotidiano, que constroem a nossa vida. 

Conscientes do nosso propósito como seres humanos, vamos nos preparar para plantar em cada dia de 2021 as sementes de uma vida melhor, mais humana e verdadeiramente feliz. E isso não só é possível, mas depende unicamente das nossas próprias ações. 

Leia também o artigo O mais importante.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *