Há um antigo, mas sábio ensinamento que diz: “Uma frágil flecha, quando agrupada com outras, se fortalece”. Os membros de uma equipa são como flechas: devem unir as forças para que elas possam ser multiplicadas. Para isso, é preciso sempre valorizar a harmonia.
Na Constituição Japonesa, promulgada por Shotoku Taishi (Príncipe Shotoku) (574-622), no ano 604, consta que “Manter a harmonia é um bem precioso”. Há mais de 1400 anos, na primeira Constituição japonesa, foi especificada a importância do esforço em preservar a convivência pacífica entre os indivíduos.
A colaboração e a consideração ao próximo resulta em harmonia. E a harmonia é um dos importantes ingredientes para união, o êxito e a felicidade.
A harmonia não existe naturalmente desde o início, pois as pessoas são e pensam de formas diferentes, embora possam existir semelhanças e pontos em comum. Por isso, sem o esforço contínuo e árduo de cada indivíduo em pensar e colocar-se no lugar das outras pessoas antes de falar e agir, é impossível construir a harmonia.
No entanto, apenas a harmonia não é capaz de gerar a união. É preciso que, além da harmonia, exista a consciência de um propósito comum a todos. Somente quando o propósito da vida humana ficar claro, poderemos viver em plena harmonia, com verdadeira união e felicidade. É com esta consciência e missão que a Equipa ITIMAN produz e publica conteúdos sobre o desenvolvimento humano baseado na filosofia budista, a partir de artigos, livros, filmes, vídeos, cursos online e presenciais, workshops e projetos sociais, contribuindo para comunidades e, principalmente, pessoas mais saudáveis, positivas e felizes.
Saiba quem são as pessoas que formam a Equipa ITIMAN.
Conheça também outras pessoas que participam, colaboram e constituem a ITIMAN.