Blog

  • Home
DEFDD071-F6B7-4554-9685-44B9CFFA6708

A semente plantada certamente germinará, mas o que não for semeado jamais crescerá: esta é uma sólida verdade universal, que nenhuma pessoa é capaz de negar, discordar ou contrariar. 

Sem uma causa, nenhuma consequência surgirá. Todo o êxito e toda a glória não são nada mais do que o resultado do esforço e da dedicação de cada um. 

As boas sementes (ações) produzem bons frutos (consequências).

As más sementes (ações) produzem maus frutos (consequências).

Tudo o que eu colho (consequências que recebo) são frutos daquilo que plantei (ações que pratiquei).

O tripé básico do Princípio da Causalidade (causa e consequência) é uma verdade universal. Por isso, seja em qualquer país, época e para todas as pessoas, sem distinções de etnia, gênero, cultura, intelecto, situação económica e social, estas três sentenças sempre serão válidas.

Ao longo da vida, podemos passar por situações em que chegamos a duvidar da veracidade do Princípio da Causa e Consequência, mas há 2600 anos, Buda Shakyamuni afirmou que não há exceções. 

Muitas vezes, pensamos que praticamos o bem e tivemos como retorno um sofrimento. Ou, que cometemos um erro (má ação) mas como ainda não aconteceu nada, passaremos ilesos de receber uma má consequência. 

Em qualquer destas situações, estaremos equivocados e esta ignorância em relação à verdade do Universo se transformará numa semente para a nossa infelicidade. Por isso, compreender o Princípio da Causalidade de maneira correta, profunda e completa é o começo da caminhada em direção à felicidade plena e verdadeira, nesta vida.

Leia mais e saiba como a filosofia budista explica sobre a vida, o ser humano e o caminho até a felicidade plena nesta vida, nos livros e artigos do blog da ITIMAN: https://www.itiman.eu

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *