Blog

  • Home

“É fácil explicar de um modo difícil algo complicado. Difícil é explicar com simplicidade algo complexo”. (Prof. Kentetsu Takamori, no livro “Sementes do Coração”)

Foi esta escolha mais difícil que Shakyamuni, o buda, fez há mais de 2600 anos, quando tomou a decisão de transmitir às pessoas o caminho para a felicidade plena e absoluta que acabara de conquistar. O resultado do esforço de Shakyamuni ao longo de 45 anos de divulgação do ensinamento que esclarece a causa básica do sofrimento humano e a sua solução nesta vida, deu origem ao que hoje conhecemos como Budismo.

Não é possível expressar a felicidade, em sua totalidade, por meio da palavra. Mas a palavra é o único instrumento disponível e viável para esse efeito. Shakyamuni explicou por meio das palavras, até o limite possível, de maneira lógica e didática, a felicidade plena que todas as pessoas procuram.

O Budismo tem um objetivo claro: fazer com que a partir de algo percetível e tangível (as palavras), o ser humano conheça e vivencie o que os olhos não veem (a felicidade verdadeira). Mas sem necessidade alguma de acreditar ou ter fé, e independentemente de crenças religiosas.

Os grandes mestres budistas, como Shinran (1173-1262) e Rennyo (1415-1499), ensinaram que “o Budismo consiste em ouvir o ensinamento”. Por isso, a ênfase sempre será na filosofia ou ensinamento do Budismo, e não na prática. Isto não elimina a prática, mas apenas mostra qual deve ser o foco principal para alguém que deseja e busca a felicidade plena e duradoura nesta vida.

Para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir sobre a filosofia budista ou, já ouviram, mas atualmente não podem participar de uma palestra de Budismo, uma ótima alternativa é ler sobre conteúdos do ensinamento budista.

A ITIMAN oferece artigos, textos, vídeos, workshops, cursos online e presenciais sobre a filosofia budista, e recomenda o livro “Porque Vivemos”, do Prof. Kentetsu Takamori (edição portuguesa – com uma explicação introdutória e compacta / edição brasileira – com explicação mais detalhada e completa) para as pessoas que desejam saber mais sobre o assunto.

Perguntas e dúvidas sobre o tema também podem ser enviadas pelos nossos canais digitais. Teremos todo o prazer em responder e explicar.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *