Blog

  • Home
3115FB67-BE77-4FCA-919B-700EB5A021EC

Será verdade? Depois de ler a história abaixo, você poderá compreender a razão desta afirmação. 

Um estudante foi visitar um homem de sucesso e disse: “Senhor, estou tão ocupado ultimamente que nem tenho tempo para estudar. É uma terrível dificuldade.” 

“Não seja ridículo!”, exclamou o anfitrião. 

“Você não sabe que quanto mais coisas uma pessoa tem para fazer, mais consegue estudar? Quando você tem tempo livre, provavelmente vai descansar, relaxar ou dormir. 

Você precisa entender que não existe um tempo especial para estudar. O estudo real é feito durante pequenos momentos que aproveitamos ao longo do dia, no meio de outras tarefas. Quem diz que está ocupado demais para estudar, nada faz quando tem tempo livre.

Veja como conseguir resultados superiores: quando outras pessoas estudarem, acompanhe o ritmo delas e, quando elas estiverem descansando, continue estudando. Aproveitar ou desperdiçar o tempo, só depende de nós mesmos”. (História de Kentetsu Takamori, autor do livro Porque Vivemos)

“O tempo voa e a vida passa num piscar de olhos”, diz o ditado. Muitas vezes temos a sensação de que os dias e os meses passam cada vez mais depressa. Vivemos pressionados por afazeres e prazos, e assim, deixamos passar o que realmente precisa ser feito. Que não se perca um só minuto, mas sempre em algo que realmente valha a pena.

Na vida, temos coisas importantes e urgentes, e outras importantes mas não tão urgentes. Por outro lado, podemos ter questões não muito importantes mas urgentes, e outras que não são tão importantes e nem tão urgentes.

Aperfeiçoar o nosso senso de julgamento do que é realmente importante e urgente nesta vida, também faz parte do caminho para a melhor utilização do nosso tempo, recurso tão valioso para viver a vida plenamente, com uma felicidade genuína. 

Leia e saiba mais sobre este assunto no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia, no Ciclo de Conversas – Nada é por acaso ou sem sentido, nos cursos online sobre o livro oferecidos a todos os leitores e nos artigos e vídeos do site da ITIMAN: https://www.itiman.eu

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *