Blog

  • Home
6CECD832-D2B6-4B28-B9CF-43A92078212D

Para que um único ser possa existir, é necessária a união de outros dois seres, ou seja, um casal para gerá-lo: um gato e uma gata, um pássaro macho e uma fêmea, um homem e uma mulher, e assim por diante.

Por esta razão, a filosofia budista explica que é necessário ter consciência da enorme dívida de gratidão para com os nossos pais. Não fosse pelo pai, não nasceríamos; não fosse pela mãe, quem nos criaria? Entre os inúmeros sentimentos e valores humanos, não há o que se compare ao amor parental, especialmente o carinho maternal.

Contraímos esta dívida de gratidão antes mesmo de nascer. Após conceber, a mulher enfrenta nove meses de dores, esteja deitada, sentada ou em pé. Mesmo assim, seu único desejo é que o filho nasça saudável. 

Quando chega a hora do parto, a mulher vivencia um martírio: as articulações doem e ela sua frio, em uma agonia inexprimível. O pai, que a tudo observa, treme apreensivo e só deseja que mãe e filho estejam fora de perigo. 

Quando a criança nasce com saúde, os pais experimentam uma felicidade sem precedentes, como um miserável que descobre um tesouro. Ao escutar o choro do recém-nascido, a mãe se desvencilha dos meses de tormenta e abraça uma alegria tamanha que esquece de todos os sofrimentos da gravidez. 

No Sutra da Gratidão Infinita aos Pais, Buda Shakyamuni explica que a gratidão aos pais é infinita como os céus e profunda como os oceanos. Por isso, devemos nos esforçar ao máximo para não nos esquecer dessa gratidão e retribuir, todos os dias da nossa vida. 

Nesta jornada, o mais importante é o nosso sentimento e atitude.

Se não posso fazer tudo o que devo, devo ao menos, fazer tudo que posso.

No livro Educar com Sabedoria – Histórias de para aprender e ensinar, de Kentetsu Takamori, são contadas vinte histórias inspiradoras sobre temas importantes na relação entre pais e filhos. Coitada da janela é uma delas, e pode ser lida no artigo abaixo.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *