Helena Maria Ribeiro Batista nasceu em Moçambique e atualmente vive na Amadora, Portugal.
Em junho de 2018, assistiu o filme “Porque vivemos” e ficou muito interessada em saber mais sobre a filosofia do filme. A partir da leitura da edição portuguesa do livro “Porque vivemos”, percebeu que era preciso compreender, com maior profundidade, a questão da morte e pós-morte, uma vez que é um futuro que certamente virá para todos nós.
Fez o curso introdutório de filosofia budista “A natureza humana” (livro-texto: edição portuguesa do livro “Porque Vivemos”) no mês seguinte e, em 2019, iniciou o curso de nível intermediário “Budismo: da introdução à conclusão” (livro-texto: edição brasileira do livro “Porque Vivemos”), que tem como um dos temas centrais a questão da morte/pós-morte e sua relação com o propósito da vida humana e a felicidade plena que todos procuramos.
“No curso de nível intermediário “Budismo: da introdução à conclusão”, comecei a compreender melhor a questão da morte, não do ponto de vista negativo e trágico que normalmente temos, mas de forma mais realista e, porque não, positiva da vida. Afinal, por saber que um dia todos nós partiremos é que temos de valorizar cada momento, cada relacionamento que vivemos com as pessoas que estão ao nosso redor. Com o aprofundamento das explicações contidas no livro “Porque vivemos”, pude ter uma outra visão da vida e me esforçar para ter pensamentos e ações positivas, pois sei que este é o caminho para a felicidade plena nesta vida”.
(Helena Maria Ribeiro Batista)

Edição portuguesa do livro Porque Vivemos (livro-texto do curso introdutório de filosofia budista “A natureza do ser humano”).
Edição brasileira do livro Porque Vivemos (livro-texto do curso intermediário de filosofia budista “Budismo: da introdução à conclusão”).