Blog

  • Home
3237CC20-72A4-4CE3-919A-DA613C0E5129

Helena Maria Ribeiro Batista nasceu em Moçambique e atualmente vive na Amadora, Portugal.

Em junho de 2018, assistiu o filme “Porque vivemos” e ficou muito interessada em saber mais sobre a filosofia do filme. A partir da leitura da edição portuguesa do livro “Porque vivemos”, percebeu que era preciso compreender, com maior profundidade, a questão da morte e pós-morte, uma vez que é um futuro que certamente virá para todos nós.

Fez o curso introdutório de filosofia budista “A natureza humana” (livro-texto: edição portuguesa do livro “Porque Vivemos”) no mês seguinte e, em 2019, iniciou o curso de nível intermediário “Budismo: da introdução à conclusão” (livro-texto: edição brasileira do livro “Porque Vivemos”), que tem como um dos temas centrais a questão da morte/pós-morte e sua relação com o propósito da vida humana e a felicidade plena que todos procuramos.

“No curso de nível intermediário “Budismo: da introdução à conclusão”, comecei a compreender melhor a questão da morte, não do ponto de vista negativo e trágico que normalmente temos, mas de forma mais realista e, porque não, positiva da vida. Afinal, por saber que um dia todos nós partiremos é que temos de valorizar cada momento, cada relacionamento que vivemos com as pessoas que estão ao nosso redor. Com o aprofundamento das explicações contidas no livro “Porque vivemos”, pude ter uma outra visão da vida e me esforçar para ter pensamentos e ações positivas, pois sei que este é o caminho para a felicidade plena nesta vida”.

(Helena Maria Ribeiro Batista)

Helena, durante uma das aulas do curso introdutório de filosofia budista “A natureza do ser humano”, com os colegas Júlio e Eunice, e o professor Mauro M. Nakamura.

Edição portuguesa do livro Porque Vivemos (livro-texto do curso introdutório de filosofia budista “A natureza do ser humano”).

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Edição brasileira do livro Porque Vivemos (livro-texto do curso intermediário de filosofia budista “Budismo: da introdução à conclusão”).

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

mm
A ITIMAN também é formada por colaboradores, pessoas que, de forma direta ou indireta, participam dos projetos, atividades e eventos desenvolvidos, e utilizam seus conhecimentos, habilidades e força de vontade no esforço conjunto para a construção de um mundo mais humano, com pessoas mais saudáveis e felizes. Agradecemos a todos os nossos colaboradores pela dedicação, perseverança, boa vontade, generosidade e competência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *