Baseado em factos históricos do Japão, no período Kamakura, início dos anos 1200, o filme TANNISHO é uma produção nipónica inspirada no livro Tannisho o hiraku, um dos best-sellers de Kentetsu Takamori.
Nascido numa família pobre de agricultores, Heijiro é sábio e inteligente, acima da média das crianças de sua idade. Um dia ele conhece Shinran (1173-1262), um respeitado mestre budista do Japão, e aprende muito.
Ainda adolescente, Heijiro deixa a sua cidade natal em busca dos ensinamentos da filosofia budista transmitidos por Shinran, que havia retornado a Kyoto, capital japonesa da época.
Já como aprendiz, recebeu o nome Yuien e estudou o budismo com outros colegas, sob a orientação de Shinran. Durante os seus estudos, Yuien descobre que sua antiga amiga de infância está em apuros e tenta ajudá-la, sem saber o que e como fazer.
A partir dos sábios conselhos de um colega veterano e colocando em prática o ensinamento budista que aprendeu, consegue finalmente salvar a amiga.
Por que a filosofia budista explica que “mesmo num mundo de diversidades, somos todos iguais”?
O que são “boas ações”? O que são “más ações”?
O que é uma “pessoa boa”? O que é uma “pessoa má”?
Estas são algumas das questões abordadas no filme. Maiores explicações sobre estes assuntos também podem ser lidas nos livros PORQUE VIVEMOS (de Kentetsu Takamori) e CAUSA E CONSEQUÊNCIA (de Mauro M. Nakamura), publicados pela Farol / Penguin Random House.
O filme será apresentado e explicado por Mauro M. Nakamura (Diretor internacional da Ichimannendo Publishing – Japan e presidente da ITIMAN – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano)