O livro,
assim como tudo na vida, mudou e evoluiu ao longo das épocas. Dos manuscritos
aos impressos, passando pelos audiolivros, diversas modificações ocorreram em
seu formato até chegarmos aos modernos e-books. Mas ainda há algo que se mantém
intacto: o conteúdo.
Ele é o coração, a alma de um livro. Seja no papel ou nos ecrãs, é o conteúdo do livro que possui o poder transformador para nos tornarmos pessoas melhores e, consequentemente, mais felizes.
As palavras de um livro possuem a força para nos transportar a lugares incríveis, mesmo sem sair de casa. Fernando Pessoa, um mestre nessa arte, escreveu:
“Viajar? Para viajar basta existir. Vou de dia para o dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são. (…)
Para quê viajar? Em Madrid, em Berlim, na Pérsia, na China, nos pólos ambos, onde estaria eu senão em mim mesmo, e no tipo e género das minhas sensações?
A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos”.
É o conteúdo do livro que possibilita ao ser humano conhecer, saber, compreender e refletir, para então, buscar, a partir de novas ações inspiradas no conhecimento partilhado no livro, uma mudança feliz. São as palavras contidas no livro que fazem mover um indivíduo, uma família, um país, um mundo inteiro para uma vida melhor.
Por isso, o livro seja, talvez, uma das invenções humanas mais antigas e, ao mesmo tempo, mais revolucionárias que temos atualmente.
No dia do livro, a Itiman reafirma seu compromisso de publicar livros com conteúdos relevantes para a formação e crescimento das pessoas como seres humanos, influenciando para a construção de comunidades mais saudáveis e positivas, com ensinamentos que serão lidos por várias e várias gerações.
A Itiman deseja que portuguesas e portugueses de todas as idades possam adquirir importantes valores com seus livros e levar consigo um tesouro para toda a vida.