Blog

  • Home
72636115-6D2C-4777-833D-1B6EA7F17B2B

“Não se deve dar tudo aos filhos só porque há dinheiro de sobra. Porém, mesmo endividado, tudo o que for necessário para o futuro dos filhos deve ser comprado e a eles oferecido. 

Por mais bem-humorada que uma pessoa esteja, deve repreender um erro com severidade. O temperamento e o humor dos pais não deve influenciar a educação dos filhos. 

Agir assim é também lutar contra si próprio.”

(Kentetsu Takamori, autor dos livros “Sementes do Coração” e “Porque Vivemos”)

A compaixão, um dos valores humanos mais nobres, que significa o sentimento de querer eliminar o sofrimento das pessoas e proporcionar a felicidade, deve sempre vir acompanhada pela sabedoria, que pode ser explicada como a força ou habilidade de antever as consequências futuras que as nossas ações atuais irão provocar. 

A compaixão desprovida de sabedoria de uma mãe em relação à filha, por exemplo, pode dar origem a situações embaraçosas como a seguinte.

Este surpreendente episódio aconteceu com um médico de plantão num hospital. Uma adolescente deu entrada no meio da noite, reclamando de dor abdominal. Logo ficou claro que ela estava entrando em trabalho de parto. Quando o médico disse isso à mãe, que a acompanhava, ela o encarou e disse: “A minha filha, não”. 

A rapariga, porém, admitiu que era verdade, o que deixou sua mãe chocada. A falta de sabedoria levaram-na a achar que a filha estava apenas “gordinha” e a impediram de julgar corretamente a situação. 

Vamos ter compaixão pelas pessoas que amamos e, principalmente, pelas que mais necessitam e sofrem, mas sempre esforçando-se para que esta atitude seja acompanhada de sabedoria. 

Saiba mais sobre o nosso crescimento e desenvolvimento como seres humanos e valores importantes para a educação de crianças e jovens no artigo “Cultivar-se a si mesmo” e no livro “Um caminho de flores”.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *