Blog

  • Home
B208071A-A19B-46E0-A03A-DD73F23F4483

Qual é o sentimento mais importante para o ser humano?

Esta é uma pergunta de difícil resposta. São muito os valores humanos essenciais para o nosso equilíbrio como pessoa, para que possamos ter uma vida feliz.

Na vida prática, temos muitos acertos, mas também erros e desilusões. Nos momentos mais difíceis, algo imprescindível para superar o sofrimento do dia a dia e seguir em frente na dura batalha para crescer e se tornar um ser humano melhor é olhar com sinceridade e coragem para si mesmo, para as nossas falhas e pontos que podem ser melhorados. 

Em primeiro lugar, temos de reconhecer que erramos ou nos enganamos. Ou seja, que também temos limitações. Para muitos, isto pode ser sinônimo de fraqueza, desânimo ou até comodismo e conformismo. Talvez por isso, no mundo atual, poucas são as pessoas que conseguem pedir desculpas. 

Mas, com certeza, admitir o erro e pedir desculpas não é fraqueza. É exatamente o oposto. Somente pessoas fortes são capazes de reconhecer suas falhas, pedir sinceras desculpas e, com isso, iniciar o esforço para que elas aprendam com o erro e se desenvolvam, para não voltarem a repetir os mesmos erros.

De onde vem a força para iniciar este ciclo positivo de desenvolvimento como seres humanos e que dá origem à postura pró-ativa, corajosa e honesta consigo mesmo? 

A filosofia budista, a partir de seu ensinamento básico, o Princípio da Causalidade (causa e consequência), mostra que tudo tem início no seguinte sentimento: 

Mais importante do que pensar se “somos capazes ou não”, o essencial para qualquer ser humano é a vontade sincera e humilde de querer progredir, de querer melhorar: mais do que ontem, hoje; mais do que hoje, amanhã.

Mesmo que seja para avançar meio passo apenas.

Neste processo, não importa se vamos demorar mais tempo do que as outras pessoas. Afinal, cada um de nós somos seres únicos e diferentes, com habilidades e capacidades distintas. Alguns são mais rápidos para aprender, talvez. Mas o mais nobre é cada um evoluir a cada dia, nos tornarmos melhores seres humanos hoje, em comparação ao que fomos ontem. E pensar o que precisamos fazer hoje, para ser melhor ainda amanhã. Temos que focar a nossa atenção no nosso eu.

Então, vamos a isso?

Os livros, artigos, textos, vídeos, filmes, workshops e cursos da ITIMAN tem como objetivo primordial proporcionar o desenvolvimento de cada pessoa, para que a partir da felicidade plena de cada indivíduo nesta vida, seja possível construir uma sociedade, um mundo mais saudável, positivo, humano e verdadeiramente feliz.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *