Blog

  • Home
4FC01DBE-1E56-4744-8112-40C0349BDEC0

Cursos online da ITIMAN sobre desenvolvimento humano e filosofia budista discutem e explicam temas universais e intemporais

Deixar uma herança material aos filhos é uma atitude de nível inferior. Dar aos filhos apenas educação intelectual é uma herança de nível médio. O melhor legado é a educação e formação como ser humano. (Kentetsu Takamori, autor dos livros “Sementes do coração” e “Porque vivemos”)

Esta formação como ser humano tem como base a consciência do princípio da causalidade (causa e consequência), base de uma vida feliz. Ensinar ao filho que colheremos tudo o que plantarmos, sejam coisas boas ou más, é instigar o senso de responsabilidade pelas próprias ações. 

Uma pessoa que não assume as ações que pratica, não é capaz de colocar-se no lugar dos outros e perceber o sentimento alheio; também não é capaz de compreender a si próprio, o que produz um sofrimento que ela mesma cria e terá que colher e vivenciar.

Por isso, pelo bem dos nossos filhos, das gerações futuras e pela nossa própria felicidade, precisamos nos esforçar para dar o exemplo e vivermos dignamente como seres humanos.

Gratidão, humildade, honestidade, esforço, reflexão, aprendizado constante e felicidade são alguns dos temas discutidos nos cursos de desenvolvimento humano da ITIMAN.

Abaixo, partilhamos uma mensagem recebida de Margarida Vieira de Brito, que participou de dois cursos online da ITIMAN.

“Em dois sábados, 28 de Novembro e 12 de dezembro de 2020, assisti aos cursos online “Diversidade e Igualdade” e “Por que vivemos?”, sob a orientação do Mauro M. Nakamura, professor de filosofia budista.

São temas atuais e debatidos pelas redes sociais. A diversidade e a igualdade estão sempre juntas. Como podemos pensar a igualdade, se somos todos diferentes, fisicamente e mentalmente? Não somos exatamente iguais, apesar de termos muitas semelhanças. Por isso, a diversidade vai existir sempre.

Todos somos diferentes, no entanto, a filosofia budista explica que é possível para qualquer pessoa conseguir uma felicidade única e igual para todos.

Foi muito importante ter consciência destas realidades e o quanto elas fazem parte da nossa essência. Os temas explicados e partilhados pela ITIMAN, através dos cursos online e dos artigos do site, são atuais, relevantes e de grande informação e aprendizagem. Sou muito grata pela oportunidade de estar presente e participar.”

(Margarida vieira de brito)

Conheça um pouco mais sobre a Margarida no artigo do link abaixo.

Mais informações sobre o curso online 10 tipos de gratidão aos pais e Princípio da Causa e Consequência – Base da filosofia budista e de uma vida feliz estão disponíveis nos seguintes links:

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *