Muito tempo atrás, havia dois comerciantes que sempre atravessavam uma estreita passagem na montanha carregando nas costas um saco de roupas e tecidos. Um dia, um deles encostou-se a uma pedra à beira do caminho. “Cansativo, não é?”, suspirou.
“Vamos descansar um pouco. Sabe, se ao menos esse morro não fosse tão difícil de subir, poderíamos atravessar a montanha com facilidade e ganhar mais dinheiro.” Desanimado, olhou a íngreme passagem.
“Não concordo”, replicou seu companheiro. “Na verdade, queria que a passagem fosse mais alta e mais íngreme.”
“Queria?”, perguntou o primeiro homem, pasmo. “Por quê? Você gosta de sofrer? Que estranho!”
O companheiro explicou: “Se fosse fácil de atravessar, qualquer pessoa passaria por ela para fazer negócios e os nossos lucros seriam menores. Se a passagem fosse mais alta e mais íngreme, ninguém atravessaria por aqui além de nós e os nossos negócios seriam ainda mais prósperos”.
Empresários de sucesso precisam ser astutos nos negócios, mas também ousados nas atitudes. Sucesso é fruto de esforço. Nada vem fácil, a não ser pobreza e vergonha.
Quanto mais dura a tarefa, mais glorioso o triunfo. (Conto de Kentetsu Takamori, autor do livro Porque vivemos)
Saiba mais sobre este assunto e outros temas da filosofia budista, que explicam a relação de causa e consequência da nossa vida e do ser humano, no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura