Em tempos remotos, um monge budista chamado Torinossu, que fazia meditação sempre no topo de uma árvore. Certo dia, Hakurakuten, um famoso confucionista ia a passar debaixo dessa árvore quando viu o monge no estado de meditação. Curioso, gritou: «Senhor monge! É muito perigoso ficar no alto da árvore sentado com os olhos fechados!»
Torinossu respondeu prontamente: «Quem diz tal coisa é que está em perigo».
Hakurakuten logo percebeu que não se tratava de um monge qualquer, e perguntou: «Sou o humilde Hakurakuten, um confucionista. Gostaria de saber o seu nome.» A resposta lá do alto foi imediata: «Sou um humilde monge budista. O meu nome é Torinossu.»
Ao saber que era o famoso mestre budista Torinossu, Hakurakuten aproveitou a oportunidade para lhe fazer algumas perguntas sobre Budismo, já que há algum tempo tinha interesse no assunto. Fez um gesto de cortesia e disse: «Foi bom tê-lo encontrado. Afinal, o que é que o Budismo ensina? Gostaria que me dissesse em poucas palavras, resumidamente.»
Torinosu respondeu, sem vacilar: «Deixe de praticar o mal e pratique o bem. É o que ensina a filosofia budista.» Desapontado e insatisfeito com a resposta, Hakurakuten sorriu ironicamente e comentou com desdém: «Se for apenas isso, até uma criança de 3 anos o deve saber.»
Com serenidade, Torinossu respondeu:
«Até uma criança de 3 anos o sabe, no entanto, é difícil para um adulto colocá-lo em prática.»
O ensinamento ao qual Torinossu se referiu foi o Princípio da Causalidade (Causa e Consequência), base de toda a filosofia budista, que ensina:
As boas ações geram boas consequências.
As más ações produzem más consequências.
Todas as ações que praticamos retornarão como nossas próprias consequências.
Pode parecer fácil, mas só saberemos e teremos plena certeza se realmente é ou não é, se o praticarmos no dia a dia.
Saber é importante, mas não basta. É preciso agir. Quem realmente compreendeu, pratica aquilo que entendeu no seu quotidiano, todos os dias.
Leia e saiba mais sobre este assunto no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia e nos artigos e vídeos do site da ITIMAN.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura