Blog

  • Home
C59A82F3-5C1C-4F39-979A-6534ED843ABC

Todos nós desejamos “viver o agora plenamente”. Mas para isso é preciso “saber viver”.

Para “saber viver” temos de, antes de tudo, “saber olhar” a vida e o ser humano de maneira positiva e otimista, mas sempre de forma realista e sem distorções. “Ver corretamente” a vida e o ser humano é um conceito e uma virtude que foi ensinada pelo Buda Shakyamuni. 

A filosofia budista explica que “viver o agora plenamente” passa por “plantar as boas sementes do coração (boas ações) agora, quando podemos e queremos”, pois não sabemos quando teremos novamente a mesma chance. Desperdiçar ou não cada momento da nossa vida, depende unicamente da nossa força de vontade. 

Na vida surgem várias oportunidades e, quando acontecem, é importante ponderar, pensar e decidir se é o momento certo ou não para agir. Mas no caso das boas ações, quando a semente surge no nosso coração, temos que logo colocar em prática. É o que o Budismo ensina a partir do seguinte pensamento: 

“Não precisamos escolher o «momento certo» para plantar as boas sementes. Podemos plantá-las agora!”

Este é o sincero e genuíno sentimento de uma pessoa que “vive o agora plenamente” e que avança em direção à verdadeira felicidade. 

Leia mais sobre este assunto no livro “Porque vivemos”.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *