Blog

  • Home
58772482-18B4-433D-94A7-22F60AB0793B

A satisfação de conquistar objetivos ao longo da vida, embora importantes, duram pouco, e em pouco tempo perdem o brilho e transformam-se em lembranças. A satisfação de realizar o propósito da vida é, porém, absolutamente diferente e nunca desaparece. 

O nosso objetivo final é conquistar a felicidade plena e duradoura nesta vida. Nenhuma conquista que logo se esvazia ou é reduzida a lembrança, por maior que tenha sido, pode ser considerada como o legítimo propósito da vida humana.
No entanto, muitas pessoas perdem as esperanças e se conformam, convencidas de que a felicidade duradoura é impossível de obter nesta vida, que aqui só podemos conseguir felicidades momentâneas. 

Que tipo de vida é esta, vivida somente em busca de objetivos que fornecem apenas uma sensação passageira de satisfação? A nossa existência, com certeza, é maior do que isso.

A alegria de ter realizado um sonho dura pouco; com o tempo, esvai-se, e rapidamente voltamos ao ponto de partida. «Desta vez, as coisas vão ser diferentes», pensa e esforça-se com redobrada energia — mas tudo o que faz é andar em círculos sem nunca sentir a suprema alegria da vida e afirmar sem nenhuma dúvida: «Que felicidade ter nascido um ser humano!» 

Por ser possível, a qualquer pessoa, obter a verdadeira felicidade de viver e estar vivo, temos que nos manter firmes e viver cada dia com coragem, por maiores que sejam as adversidades. Esta é a mensagem central da filosofia budista, que indica um caminho até a conclusão do propósito da vida. 

Leia mais sobre este assunto nos livros CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia e PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista, e nos artigos do blog da ITIMAN.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.