Blog

  • Home
look-347845_1920

Muitos ficam deprimidos ao receber uma repreensão; julgam que tudo o que fazem está errado. Há outros que se envaidecem com um elogio; julgam que tudo o que fazem é excelente.

(Kentetsu Takamori, livro “Sementes do Coração”)

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

A maneira como as pessoas nos veem nos preocupa e inquieta. Os pais não querem que seus filhos pareçam ridículos aos olhos dos outros. E, assim, as pessoas dão grande importância à opinião alheia.

Mas será que as outras pessoas fazem uma avaliação justa e correta sobre nós? Será que são capazes de nos avaliar imparcialmente?

O monge zen Ikkyū escreveu estes versos criticando a maneira como oscila o juízo de valores das pessoas:

A língua humana hoje elogia, amanhã aponta defeito…
rir ou chorar, tudo é uma trama de mentiras.

Dizemos que alguém é “bom” quando nos convém e, quando esta mesma pessoa se torna inconveniente, a rotulamos como “má”. Será que não julgamos os outros segundo nossas conveniências?

Nosso julgamento altera-se de acordo com as flutuações do nosso coração e sentimento. Por isso, acontece frequentemente de o aliado de ontem transformar-se no inimigo de hoje.

Há um ditado japonês que diz: “Um porco elogiado continua um porco; um leão ultrajado continua um leão.”

Não seria esta sabedoria milenar uma referência irônica à irresponsabilidade da natureza oportunista dos juízos de valor dos seres humanos, que oscilam de acordo com as próprias conveniências e desejos?

O valor do ser humano não muda de um momento para outro porque foi elogiado ou criticado. O valor de uma pessoa está em seu caráter. E o caráter não se constrói de um dia para outro, somente a partir do julgamento das pessoas, mas é formado e desenvolvido a cada dia, a cada ação que praticamos.

Mais detalhes sobre este tema são apresentados no livro “Porque Vivemos”, de Kentetsu Takamori.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *